De socas nos pés

Dos Países Baixos para o mundo...

A Missão e a geração silenciosa



Apeteceu-me escrever este texto pelas imagens que ontem consegui ver pela internet: o anúncio de candidatura de Mário Soares a Presidente da República.
E vi ali um acto de grande coragem humana. Pura e simplesmente isso.

Abstraí-me da carga política, dos risos cínicos de alguns membros do PS, dos abraços de ocasião , e foquem-me no Mário Soares homem. E perguntei-me logo de imediato: o que será que o move?

O que o leva a não acomodar-se na sua cadeira do apartamento do Campo Grande a ler livros franceses.? O que dá tanta energia de corpo e espírito a este ser?
A resposta até foi fácil de encontrar: apenas o espírito de missão para tentar mudar a atitude da maioria do país,e da tentiva de despertar os cidadãos da letargia que se encontram!E, claro o amor a Portugal acima de tudo. Mas vi ali, também, um recado aos portugueses mais jovens.

Esta candidatrua é uma grande lição que Mário Soares a dar aos jovens da minha geração. Os tais que ao virar dos 30 exigem que a vida lhes dê um carro com maior cilindrada do que os carros que os seus pais alguma vez tiveram, que exige um apartamento, um computador, um iPod, etc,etc. Esses jovens que, se passado a barreira dos 33 não tiverem no cartão profissional algo como sub-directores de um sub-emprego, são considerados como potenciais falhados e álcoólicos.

Um lição de um homem de 80 anos, aos jovens de 30 e poucos que nada fazem para mudar a situação das coisas. Não somos a geração rasca, mas somos a geração silenciosa, moribunda, cega e surda.

Enquanto os nossos país fizeram o 25 de Abril, embora não o conseguiram colocar totalmente em prática, nós, jovenzitos mimados, nada fazemos para mudar o estado das coisas. Nada dizemos, nada demonstramos, calamo-nos e voltamos a nossa atenção para o último jogo da consola, ou brincamos aos adultos e pedimos dinheiro aos nossos país para comprar o apartamento que tanto desejamos. Nào será tempo de virmos para a rua? Fazer manifestações, mostrar o nosso desagrado? Tentar mudar algo, em vez de só nos queixarmos e fazermos a mala e partir para outras paragens?

É preciso ser um homem mais velho que a maioria dos nosso avós mostrar-nos na cara como se encara a vida com espírito de missão e esperança? Não há ninguém da nossa geração, ou um pouco mais velho que se faça à estrada, mesmo que perca umas eleições?

Soares, de uma só forma está a dizer-nos o quão medíocres somos e o quão grande ele é. E lembrem-se, ele não precisa de ser Presidente para nada. É pura e simplesmente espírito de missão!
« Home | Next »
| Next »
| Next »
| Next »
| Next »
| Next »
| Next »
| Next »
| Next »
| Next »

quinta-feira, 01 setembro, 2005

Ainda que com uma ou outra discordância de pormenor, concordo plenamente com o artigo.

Em Portugal o culto da juventude e do sucesso rápido está a ultrapassar todos os limites. Presumo que nos Países Baixos não será assim, já agora informa sff.

Mais. Mário Soares está a dar um grande exemplo a todos os idosos. Já tive que dizer a alguém que estar a criticá-lo é a mesma coisa que estar a dizer que os idosos não têm lugar no país.

Pior. Eu já mandei vir com um amigo meu de ele só se queixar de tudo e não fazer nada para mudar. Resposta: "não tenho que fazer nada, eles é que têm que fazer".
Sem comentários.    

Posted by Blogger Pedro Sá

quinta-feira, 01 setembro, 2005

Isto sem prejuízo do direito inalienável que cada um tem a estar-se perfeitamente a borrifar para tudo.

Mas depois não se queixe, obviamente.    

Posted by Blogger Pedro Sá

quinta-feira, 01 setembro, 2005

Sá, tens toda a razão. Podem alienar-se de tudo, mas depois não se queixem.

Aqui, Bos países Baixos, fazer manifs não é algo conectado com a esquerda comunista como o é aí.

Eles tiveram, nos anos sessenta, e setenta, tantas manifs dos jovens, tantos desacatos que conseguiram mudar o rumo que o país estava a levar e conquistar muitos direitos. Torando a holanda naquilo que conhecemos.

Os jovens aqui, que têm tudo, porque ganham bem, preocupam-se que esse bem estar se mantenha por muitos anos, e manifestam-se sempre quando alguma mudança nos direitos sociais se faz sentir, conquistados nas décadas do pós 2a Guerra.

Existe comissões para tudo. Para as coisas mais importantes e para as menos. E todos têm sentido comunitário.

Exemplo parvo: no outro dia fechei a porta com a chave por dentro, o que me impossibilitou de voltar a entrar. Passados 10 min. tinha 2 vizinhos, do prédio em frente, a tentar ajudar-me. Um deles telefonou para um profissional

Acho que em Portugal, os meus vizinhos, quanto muito ficariam a assistir, sem ajudar, das suas janelas ou a contar uma história de alguém que conhece alguém que perdeu um braço a tentar abrir a porta à força, ou algo parecido.    

Posted by Blogger Filipe Gil

quinta-feira, 01 setembro, 2005

Claro. Estou a exagerar. Queria dar uma noção prática de vivência social e de que uma coisa pertence a todos. Eu tenho, aqui em Amesterdão, os vizinhos do lado mais estúpidos da minha existência.

Uns holandeses bimbos e mal encarados.    

Posted by Blogger Filipe Gil

quinta-feira, 01 setembro, 2005

sim outra coisa que acontece por ca, e tipo nos arrendamentos de casas, eles continuam a ser fieis as imobiliarias e os senhorios em geral respeitam bem os contratos, no sentido de pagar o que lhes e devido, cada um tem o seu papel, assim como nas empresas de emprego, por mais que por vezes saisse mais barato em certas circunstancias outras vias, eles sabem que cada um tem o seu lugar e respeitam-no, claro que xicos-espertos ha em todo o lado, mas aqui e mais controlado e por uma ninharia nao estao para se queimar...
e concordo com o teu discurso acerca do Mario Soares, apesar de nao o querer para presidente e de o admirar por se ter chegado a frente na situacao em que o PS se encontra de nao ter melhor alternativa... e nao ha duvida que e uma licao para as pessoas mais velhas em idades de quase reforma ou ja reformados...    

Posted by Anonymous Anónimo

quinta-feira, 01 setembro, 2005

Mas sublinho que é mais um exemplo para os mais novos do que propriamente para os mais velhos.

Soares é o sonho de Abril realizado!    

Posted by Blogger Filipe Gil

quinta-feira, 01 setembro, 2005

tenho algumas duvidas que o oicam infelizmente :-( gostava de saber a percentagem de quem vai votar dos 18 aos 35...    

Posted by Anonymous Anónimo

» Enviar um comentário

Powered by Blogger