De socas nos pés

Dos Países Baixos para o mundo...

O post do regresso a Amsterdam

1. O tempo é uma coisa fantástica em Lisboa. Uma verdadeira bênção. E os portugueses deviam dar graças todos os santos dias pelas temperaturas que têm. Em comparação com os holandeses não dá para entender como temos aquela cara fechada, triste e semi-maldisposta.


2. Os portugueses são feios. Ponto. Claro que há excepções, mas, pelo menos em comparação com os/as holandeses, somos um povo feio. No entanto duas agradáveis surpresas chamadas Helena Coelho (modelo) que foi capa do número 1 da FHM e uma apresentadora das manhãs da SIC que se chama Vanessa Oliveira. Que pinta que as senhoras têm.


3. Carros, Telemóveis & Futebol. Eis a Santa Trindade nacional. Tanta é a pressão que até eu acabei por comprar um telemóvel novo. Mas vinguei-me, e comprei dos mais baratos.


4. Os eventos culturais continuam a ser para umas elites que recebem os convites em casa sem nada merecerem para isso.


5. Comecei a embirrar com o Sócrates.


6. Não suporto as pastelarias nacionais e as suas montras de vidro. Detestei ter que almoçar comida quente.


7.Quase ninguém tem computadores Apple, mas, quando liguei a televisão e assisti por segundos aos Morangos Com Açúcar, vi que todos os computadores da novela são Apple. Boa!


8.Quero uma casa na Graça, no Jardim das Amoreiras ou no Bairro Alto (áreas circundantes) ou mesmo numa zona gira de Alfama!!!


9. É tão bom poder comprar livros, jornais, revistas na nossa língua materna e ir lê-los para o café Vertigo ou para o Noobai.


10.Reconciliei-me com Lisboa (com o resto de Portugal já é uma coisa diferente). E quero voltar. Quero mesmo, só não sei quando…

Para Junho haverá mais.
« Home | Next »
| Next »
| Next »
| Next »
| Next »
| Next »
| Next »
| Next »
| Next »
| Next »

sexta-feira, 17 março, 2006

Bolas, irritei-te mesmo. Bem, mas os blogues também servem para isto, discordar e parlamentar…

Desculpa, Menina Azul, mas continuo a achar que o povo português é um povo fisicamente feio. A maioria, claro. Em Lisboa as pessoas vestem-se melhor, cuidam de si, têm mais dinheiro – basta saíres para o Chiado/ Bairro Alto e vês logo a mudança.

Mas, sinceramente, e para ser mais verdadeiro – e desculpa o que vou dizer -, acho as mulheres holandesas muito mais bonitas, e não só as loiras. Mesmo as morenas de olhos azuis, ou as que têm mistura asiática. Claro que quando uma portuguesa é bonita, é o mesmo. Quanto aos rapazes, acho os portugueses muito mais interessantes que os holandeses. Muito mais. Temos mais pinta, mesmo quando temos a barba por fazer e parecemos desleixados. Mas, no geral, acho que estamos a viver na terra com as pessoas fisicamente mais bonitas da Europa. . Ah! E acho que os homens italianos são um mito, tal como as italianas. Das vezes que fui a Itália, só vi pessoas bonitas na televisão.

Mas, sinceramente não é uma coisa que me tira o sono. Mas basta andar de metro em Lisboa (o que adoro) para tirares uma conclusão daquilo que afirmei. Mas isto é apenas a minha opinião.

Agora psicologicamente, não há comparações. Cada povo é um povo. Não trocava ser português por holandês. A ter que escolher outra nacionalidade, ou gostava de ser catalão ou basco – adoro ser ibérico.

No entanto, há algo que me irrita nas moçoilas portugueses. E, ESTOU A GENERALIZAR, claro. Mas a preocupação que têm em garantir um futuro é estranha e irritante. Querem logo saber se somos um bom partido, de boas famílias, se podemos ou não garantir um futuro com uma boa casa, carro e empregada para não sujarem as unhas. Não são aventureiras.

Mas apesar de cada vez me sentir mais português, de amar a nossa cultura, de saber que falamos uma das línguas mais faladas em todo o mundo, tenho às vezes, e sublinho o às vezes, a sensação que o problema de Portugal é estar cheio de portugueses. No entanto, devias ver como sou emotivo, e convincente quando tento levar estes gajos (os bifes todos, desse grande país que é o estrangeiro) a Portugal. Somos um dos segredos mais bem guardados da Europa. Crítico Portugal porque gosto demasiado do meu país para não sofrer quando vejo as coisas que se passam lá.    

Posted by Blogger Filipe Gil

sexta-feira, 17 março, 2006

1. Se há gente feia são os holandeses.

2. Acabassem os dinheiros públicos para a produção cultural ias ver como as coisas mudavam.

3. Faz favor de não embirrar com o Sócrates.

4. Qual é o problema das montras de vidro ?

5. Sempre podias ter ido comer à companhia das sandes :P

6. De facto as italianas são uma desilusão.

7. Eu SABIA que me ias dar razão quanto às gajas :PPPPP era apenas uma questão de tempo.    

Posted by Blogger Pedro Sá

sexta-feira, 17 março, 2006

meninos e meninas,
discordo e ocncordo com todos! mas fg... as holandesas para mim (e os homens tb) sao desporpocionais... basta olhares para as montras de lojas de roupa intima! se tiveres problemas em sentir-te gorda, basta uma "latina" ir ver essas montras e percebe! nao sao para mim bonitas... sao matronas como diz a minha mae!
eu acredito e acho que tenho experiencia (digo em viajar e viver em sitios diferente) para poder declarar que é no sul que se encontra a virtude!!!!
para mim o mito dos italianos (e depois de 3 anos acho que vi de tudo!) tb caiu pelo ralo, porque alguns sao lindos é verdade mas nao assim ao ponto de me fazer rastejar (so o fiz por um e nem é lindo!!) e os portugueses obviamente hoje em dia consigo nao ficar petrificada logo à primeir porque jà estou de pé atràas... questoes de personalidade e comportamentos jà pervisiveis... eu (e custa-me dize-lo) mas acho que os espanhois sao bem mais bonitos... as espanholas sao na maioria quase sempre lindas!

o que quer dizer que eu como iberica, adquiri obviamente esses genes de beleza, e sai assim!!!! eheheh
conclusao: o sul é sem duvida um paraiso!!!

ah... em italia as mulheres bonitas, mesmo lindas existem so na talavisao e é porque aparecem nuas... que lhes dà mais pontos de vista sobre os espectadores! se todas andassem nuas na rua se calhar eram mais atraentes!! em italia existem fàbricas de beleza so para apresentadoras de tv!!!!
believe me!

e as fàbricas sao em milao! nao fosse esta cidade INDUSTRIAL!!!

fg: estou a preparar o post que pediste... mas nao esta fàcil!    

Posted by Blogger andrea

sexta-feira, 17 março, 2006

Bicuka, venha de lá esse post que já se faz tarde.

Eu tb gosto muito de ser latino. Acredita.
Mas eu acho muita piada às holandesas...desde que não sejam muito mais altas que eu. Mas elas, na maioria, têm caras muito bonitas. E muita, mas muita pinta a vestir.

Mas, confesso, que em Portugal vi umas morenas muito giras. Poucas, muito poucas, mas giras. E acho que daqui a uns anos as Tugas estarão ao mesmo nível das espanholas.    

Posted by Blogger Filipe Gil

sexta-feira, 17 março, 2006

Dizer que os portugueses são feios comparando-os com os holandeses, é das afirmações mais irreflectidas que li nos últimos tempos.

Os holandeses têm um ar deslavado e sem graça alguma, com aquele comportamento irritante de sorriso amarelo mal intitulado de civismo, sem terem o minimo de espontaneadade. Sim, porque beleza de um povo, não é somente as roupas que usam e os penteadinhos da moda que têm.

Somos tristes e saudosistas, e há quem diga misteriosos, sendo talvez estas algumas das características que definam a nossa beleza, mesmo a fisica, porque numa capa de revista pode-se ser muito bonito, e assim que vemos ao vivo, a atitude e e expressão corporal anulam logo qualquer tipo de atracção que tinhamos anteriormente.

Engraçado que os holandeses, pelo menos aqueles que conheci, diziam exactamente o contrário de ti. Eles autoavaliam-se de povo sem graça nenhuma, e que os portugueses são na sua maioria muito bonitos, naturalmente bonitos, sem terem de recorrer ao abuso de cosméticos que vemos, por exemplo, em Espanha e Itália.

Não percebo que alguém que desdenha tanto dos portugueses feios, descuidados e incultos queira exactamente viver num dos bairros populares de Lisboa.
Não faz muito sentido, dizer que o que estraga Portugal são os portugueses, pois o que faz um país ser país é exactamente o seu povo.

Desculpa que te diga, mas comportas-te, com esse discurso, exactamente como aquilo que estraga Lisboa. Pessoas que se preocupam demasiado com aparências, que detestam o povinho e que adoram falar à boca cheia de eventos culturais e arte, sem muitas vezes saberem ou entenderem daquilo que estão a falar. Estamos perante uma Lisboa de Eça de Queiroz mais uma vez, e aparentemente, enquadras-te perfeitamente nesta categoria.

Portugal não é Lisboa nem Lisboa é Portugal, mas mais ainda a Holanda não é Amesterdão nem Amesterdão é a Holanda. Falar de beleza holandesa e depois referires-te a morenas de olhos claros e asiáticas... e depois falar de beleza portuguesa e referires-te a portuguesas morenas e baixas... Também há portuguesas negras, asiáticas, loiras, etc. Se o termo de comparação é todo o povo actual dos paises, então perdeste a razão toda!

Um bem haja para todos!    

Posted by Anonymous Anónimo

sexta-feira, 17 março, 2006

Porra, será que vocês não perceberam que estava a falar de beleza plástica. Não estava a falar de beleza interior????

Hugo, será que não consegues observar as pessoas pelo simples prazer de observar??? Dizer que uns têm o nariz feio, que outros têm as orelhas bonitas, sem pensar: "Mas deve ser uma excelente pessoa..."

Eu digo e redigo que os portugueses, ou melhor, os Lisboetas, são menos bonitos físicamente, em termos de beleza plástica, em termos moda, etc e tal, que as pessoas que vivem em Amesterdão.

É uma opinião e uma simples observação. Uma coisa simples. Não estou para aqui a ditar que eles é que prestam, eles é que são melhores que nós. E, apesar de sabermos infelizmente que a Holanda como país é melhor que Portugal -, eu não trocaria por nada deste mundo ser holandês ao invés da realidade.

Para mais não há povos melhores que os outros. Princípio dos direitos do Homem (e da Mulher.

E pronto, com isto tudo descobri mais um defeito que os portugueses têm: não sabem ouvir uma crítica, nem se sabem criticar. Ou somos uma merda, ou somos os maiores do mundo!!!

Agora, não me conheces de lado nenhuma para estares a dizer que sou umas daquelas "pessoas que se preocupam demasiado com aparências, que detestam o povinho e que adoram falar à boca cheia de eventos culturais e arte, sem muitas vezes saberem ou entenderem daquilo que estão a falar".

Como sabes que não sei do que falo? Como sabes se só ligo às aparencias? Não me conheces, por isso não sabes. ok?    

Posted by Blogger Filipe Gil

sexta-feira, 17 março, 2006

1. Concordo totalmente com o 3º parágrafo do Hugo. Por isso é que das suecas só se aproveitam morenas e pretas. De resto, a atitude e expressão corporal delas tira-lhes qualquer interesse que pudessem ter.

2. Filipe, da maneira como falas de as pessoas serem mais bonitas metendo a moda ao barulho não espanta que haja quem te atire para esse plano. Erradamente, mas não espanta.

3. O que a Menina Azul disse só prova aquilo que eu já por aqui disse e repito acerca das mulheres: para elas, nós homens somos apenas um objecto do qual elas pensam que fazem sempre o que querem, e a única coisa que lhes interessa num homem é o STATUS que lhe atribuem - tudo com a maior das friezas e, se for caso disso, dos cinismos.    

Posted by Blogger Pedro Sá

sexta-feira, 17 março, 2006

Menina Azul,

Concordo e discordo contigo. No fundo sabes o que quero aqui dizer quando critico o país. Sabes que estando fora do país vemos as coisas de outra maneira. Ficamos mais portugueses, descobrimos de onde vimos, porque reagimos assim, temos uma identidade e, sinceramente, tornamo-nos melhores portugueses, com uma perspectiva do país totalmente diferente de quem nasce, vive e morre sem ter esta experiência que estamos a passar.

E não achas que Portugal é um país culturalmente atrasado? E não é culpa do povo, mas sim dos governantes. Porque é que os nossos pintores e escritores, arquitectos e demais artistas têm de primeiro ser reconhecidos no estrangeiro para depois, e só depois serem aclamados em Portugal. É triste, verdade??. Agora eu coloco as culpas nos sucessivos governos. Que não sabem ensinar cultura geral nas escolas, que com desdém olham o povão sem lhe dar crédito. O povo português é tão culto como os outros. Tens o exemplo da exposição da Frida Kahlo em Lisboa. Filas e filas para ver 10 por cento da exposição que esteve em Nova Iorque ou em Londres (não tenho a certeza), e os portugueses adoram, gostam e querem estar informados. Mas enquanto isso, os nossos governantes andam a discutir ninharias com o Joe Berardo que só tem uma das maiores colecções de arte do mundo. Quando agora estive em Portugal só ouvia dizer, “mas o homem é um vigarista”. E depois? Eu vou deixar de ser do Benfica pelo Luís Filipe Vieira ser um vigarita e ser presidente do SLB, ou deixar de ser português porque temos a merda do Cavaco como PR?Eu quero é que aquele património fique em Portugal, de preferência em Lisboa (o Porto já tem Serralves!!!), para eu ver, os meus filhos e até levar lá as holandesas bonitas.

Mas voltando à comparação com os holandeses, eu devo ter muita sorte com as pessoas que conheço: arquitectos, sociólogos, fotógrafos, pessoas ligadas ao cinema, etc. E acho-as bastante interessantes, com uma experiência diferente da minha. Eu mostro-lhes filmes portugueses, espanhóis e franceses, e eles mostram-me outras coisas, mais lidas ou vistas por aqui.

Uma vez vi num livro que, ao contrário de outros países da Europa, a Holanda não oferece comida ou tempo agradável, a Holanda oferece cultura. Não concordas? Este país é um manancial de eventos culturais, e para todos os gostos. Resultado, óbvio de boas políticas culturais. Mas se calhar tive sorte nos holandeses que conheço. No entanto acho que, tal como em Portugal, tb existem aqueles que nada mais lhes interessa do que o Big Brother ou o Extreme Makeover. Mas se a nossa geração – do qual sou um grande crítico – é mais culta, tenta falar com a geração Morangos com Açúcar. Aquilo é muito mau, muito mesmo. Mas continuo a sublinhar que pela minha amostra de holandesaaaaaaaas não posso ficar com uma ideia melhor.

Mas pronto, aqui vai uma crítica, os holandeses não sabem estar à mesa. Independentemente da posição social. Eu às vezes até me arrepio. Lambem a faca, não usam guardanapos. E faz-me confusão, mas será que isso interessa realmente. A mim interessa, se calhar a outro português, não. É relativo.

Acho que vou à Noruega e à Islândia. Mas a beleza também é discutível. Eu gosto de pessoas com olhos claros e faces nórdicas. Tenho amigos que gostam mais de morenas ou africanas. Ainda bem que o mundo é assim. Na minha opinião, por exemplo, acho que os italianos, os homens exageram. No aspecto físico, nos piropos às mulheres e na forma como se portam em sociedade sempre que vêm um rabo de saia. Latinos por latinos, prefiro a atitude Tuga.

Quando digo assumir riscos é irem viver sozinhas, viajarem para países longínquos. Serem mais independentes com dinheiro, etc. Não disse de escolhas de marido – porque aí elas têm mais medo dos latinos, e faz-lhe confusão (na minha opinião) estarem dependentes, apaixonarem-se verdadeiramente. Elas preferem as coisas mais frias, calculadas, sem grande preocupações – vês também as critico!

Quanto ao último paragrafo, concordo em parte. Os meus amigos holandeses dizem que fazemos milagres com o dinheiro que ganhamos em Portugal. Somos enganados todos os dias pelos Governos, e não reclamamos como deve de ser (vê o post sobre França). Agora como tu bem sabes, vê o parque automóvel holandês e vê o nosso. Quem é o país mais rico? Eles! Quem tem mais carros, melhores telemóveis, etc? Nós. Portanto e apesar de colocar as culpas nos sucessivos governos, sobretudo nos de Cavaco, a nossa sociedade exalta e vive para o novo riquismo.

Última pergunta: quantos holandeses já vista a colocarem os telemóveis em cima da mesa do café ou do restaurante, em comparação com os portugueses?? Isso diz alguma coisa não.
No entanto, sublinho, não há povos melhores nem piores. Só dei uma opinião estética. Mais nada.

ps. – e sim, somos mesmo melhores na cama.
Ps2 – porque estás tão mal disposta hoje?    

Posted by Blogger Filipe Gil

sexta-feira, 17 março, 2006

Se eu comecei a falar de beleza estética e atacaram-me logo sobre a minha maneira de ser, tinha que responder da mesma forma,não?

Agora, se estou a ler incorrectamene ou se estou a escrever mal, é porque estou a fazer 3 coisas ao mesmo tempo, e só não deixo as respostas para o horário pós-laboral por uma questão de respeito para contigo, Menina Azul.

Este blog tem a ver com a minha experiência aqui na Holanda. No dia que voltar ou for para outras terras ele deixa de fazer sentido. Por isso tento, todos os dias comparar as coisas entre cá e lá (Portugal), porque me angustia profudamente os problemas que lá se vivem e a forma como lidamos com algumas coisas. Só isso.

Gostava mais que os portugueses tivessem sentido de auto-critica, para começar!    

Posted by Blogger Filipe Gil

sexta-feira, 17 março, 2006

Claro que a Holanda não é só artistas plásticos. Eles são muito mais bimbos que nós, são quase uns vikings quando bebem, etc.

Mas acho falta de educação estar no país deles e criticá-los sempre. Agora, como sou português tenho o dever de desejar um país melhor. E tenho toda a legitimidade de nos criticar. Acho que não temos essa legitimidade de criticar os holandeses. Se não gostamos deles ou dos seus hábitos, basta irmos embora, não achas? Eu por exemplo, nada mas nada me prende aqui. Só estou porque estou a gostar e quero, enquanto cá estiver, aprender um pouco a ver o mundo de maneira diferente. Acho que me irá ajudar no futuro.

E estou a fazer o maior esforço para aprender o mais possível com eles. Devias ver as críticas que faço quando estou com holandeses (comida, o tempo, etc). Agora, aqui entre tugas, gosto de sublinhar as diferenças. Para quando voltarmos mudármos um pedacito a nossa sociedade, não torná-la holandesa, Deus me livre, mas melhor, mais justa e iqualitária. Só isso.    

Posted by Blogger Filipe Gil

sexta-feira, 17 março, 2006

Mas, sabes, Menina Azul, e sinceramente, a única coisa que lhes invejo é a sociedade, que embora em mudança (para pior) é muito boa.

Quero lá saber se são mais bonitas ou mais estilosas. Só sei que vivem num sociedade mais igual e têm muitas oportunidades e têm mais qualidade de vida que nós. Até os politicos têm mais qualidade. E tratam os cidadãos de melhor maneira.

Enquanto no nosso rectângulo é tão difícil, mesmo muito, conseguir passar a teia social que está montada pelas elites do dinheiro.    

Posted by Blogger Filipe Gil

sexta-feira, 17 março, 2006

Se há coisa que Portugal tem em demasia é complexo de inferioridade: Tudo o que é de fora é melhor. Ir para fora é o melhor. Nós nao prestamos para muito (é a ideia…)
Por isso o que nós precisamos verdadeiramente para melhorar e acreditar em nós próprios é de AUTO-ESTIMA.
Promover as nossas coisas, comprar as nossas coisas.
O que os Países nórdicos têm em excesso é auto-confiança.
Por isso eu mesmo vivendo na Dinamarca, aponto os defeitos que eles têm e elogio as suas qualidades, sem medos. Nao tenho que lhes agradecer constantemente o facto de me aceitarem no seu país. Numa Europa do futuro, cada pessoa trabalha onde quer e aprende com as suas vivências, sem ter que mostrar respeito e subserviencia.
Este teu blog ataca constantemente os Portugueses e a sua forma de viver, de uma forma nao muito construtiva, mesmo… só agora percebi as tuas intençoes e razoes. Mas digo-te, na minha opiniao: nao resulta essa tua abordagem.    

Posted by Blogger Maffa

sexta-feira, 17 março, 2006

Menina Azul, vou mandar-te um mail, ok?    

Posted by Blogger Filipe Gil

sexta-feira, 17 março, 2006

Maffa, eu juro, juro a pés juntos, que quando disse que os holandeses pareciam uns vikings a beber não era nada pessoal contra os dinamarqueses!!!    

Posted by Blogger Filipe Gil

sexta-feira, 17 março, 2006

Sabem que na maioria só sou criticado pelos Tugas que estão no estrangeiro??? Estranho, não é?

Será porque os outros me conhecem pessoalmente, ou pelo menos a maioria...    

Posted by Blogger Filipe Gil

sexta-feira, 17 março, 2006

eh eh, sem ofensa :-) estes vikings tb reencarnam os seus ancestrais quando bebem.
Pois, porque os Portuguese que vivem no estrangeiro descobriram que afinal Portugal é muito melhor do que eles pensavam.    

Posted by Blogger Maffa

sexta-feira, 17 março, 2006

E,Maffa, aquilo que mais me irrita desde que estou no estrangeiro, é que parece tão simples resolver Portugal. (No sentido de torná-lo melhor para os portugueses) Tão simples...    

Posted by Blogger Filipe Gil

sexta-feira, 17 março, 2006

Da beleza fisica, cada um gosta do que gosta. A generalizacao e uma coisa que nos pode deixar passar coisas boas ao lado. Eu pessoalmente gosto de homens com um bocadinho mais de pigmentacao do que os holandeses tipicos. Mas mais do que isso vale a atitude e o sentido de humor e em cada pais ha de tudo.
Disseste que andavas no metro em lisboa e vias pessoas feias. Nao sei com que regularidade andas em transportes publicos aqui na Holanda. Eu ja andei mais mais continuo a usar transportes publicos com alguma frequencia. Nao acho que haja grande diferenca, para alem de ser verem mais loiros aqui do que la. Ha de tudo e e’ bom que assim seja. :)

Tambem queria comentar a critica que fazes ‘a febre dos telemoveis (que aqui tambem ha e muito!) e depois falas no bom que e ter computadores Apple na novela. Parece-me uma contradicao visto que os computadores Apple sao dos mais caros. Para certas aplicacoes a qualidade e superior a dos pc’s, eu sei, mas nao deixam de ser caros. Ficaria mais contente se os Morangos comecassem a usar pc’s com software open source. Num pais economicamente falido como Portugal seria inteligente estimular o uso dos opensource como se fez no Brasil.

Tambem ha muitos carros aqui. O que e’ que nao se veem tanto na cidade, mas basta darmos um salto aos suburbios das grandes cidades ou a terras mais pequenas que a coisa muda logo de figura. Alias, basta ver pelas matriculas que mudam rapidamente (como la). No fundo acho que e’ fruto dum consumismo cada vez mais generalizado. A diferenca e que aqui ha mais dinheiro do que em Portugal para os mesmos precos. E’ uma grande diferenca.

No fundo, e sem querer estar com coisas, acho que temos de ter cuidado ao comparar os dois paises. A sensibilidade que temos perante o que se passa em Portugal e muito maior do que a que temos perante a Holanda. Suponho que ainda nao domines a lingua a 100% (diz-me se estou errada). Eu nao domino e tenho consciencia que ha muitas coisas, boas e mas, que me passam ao lado por causa disso.

Nao nascemos ca, escolhemos vir para ca. So isso ja nos predispoe duma maneira diferente perante as duas realidades.

Estendi-me um bocadinho.....    

Posted by Anonymous Anónimo

sexta-feira, 17 março, 2006

Eu vim de lá há dois dias, e já estou a contar as 10 semanas que faltam para o regresso por 2 semanas...    

Posted by Blogger Filipe Gil

sexta-feira, 17 março, 2006

"Não me conheces, por isso não sabes. ok? "

Ok. Mas...

A razão da minha intervenção foi o teu discurso. Portanto estou a criticar o teu

discurso e não a tua pessoa, pois como tu bem afirmas, eu não te conheço de lado

nenhum. E como bom português que és também foi difícil aceitares qualquer tipo de

crítica.

É verdade que os portugueses não aceitam bem as críticas, mas isto acontece

normalmente quando a crítica vem de fora. Regra geral, quando se lamenta um português,

lamentam-se logo 2 ou 3! Aqui não aconteceu, porquê? Vou-me atrever a apontar ao síndroma do emigrante como já foi referido aqui. Normalmente quando se está em Portugal ´la fora é que é. Quando se está fora, Portugal é o melhor sítio do mundo! No entanto tu foges a esta regra, daí talvez a reacção!

Sugiro no entanto que, assim como não há direitos sem deveres, não há considerações boas sem ter as más como referência, devias tentar pelo menos descobrir e relatar o lado positivo de Portugal e dos portugueses. (é só uma sugestão!!)

Aliás, esta também é uma característica portuguesa. Tudo o que é mau espalha-se aos 7 ventos. Se há algo de bom, fazem-se breves referências.    

Posted by Anonymous Anónimo

sexta-feira, 17 março, 2006

Violeta, tens toda a razão. É preciso cuidado a comparar. Mas tb é inevitável, não achas? Temos conhecimento de uma realidade, e agora vivemos noutra.

Embora, por exemplo, quando vejo o Boletim Meteorologico, olho sempre primeiro para Portugal, embora, geralmente o território nacional esteja sempre colocado entre as pernas do apresentador... e irrita-me tanto quando eles dizem Spanje e não dizem Portugal.

Concordo com a tua observação sobre os Apple, aliás foi o meu comentário mais pateta, ainda pensei retirar, mas que se lixe, pensei. Só mais uma coisa parva, um portatil da Apple pode ser comprado por 1000 euros, e se fores estudante ainda fica mais barato. É um falso mito serem mais caros...eu acho.

Infelizmente nÀo falo a língua 100 por cento, mas consigo perceber muito bem. O que foi muito curioso para seguir as eleições. Adorei.

E claro, há coisas boas e más.
Mas nesta nossa vivência aqui na Holanda, não consigo passar um dia sem fazer algumas comparações.

p.s. - E desculpa, voltar ao assunto das pessoas bonitas. Mas eu acho as holandesas muito bonitas. E como aqui as pessoas da classe média tb andam de transportes públicos, em vez de serem dependentes do carro como em Lisboa, é normal ver-se pessoas que se cuidam mais. Apenas uma observação    

Posted by Blogger Filipe Gil

sexta-feira, 17 março, 2006

Na boa, Hugo, a sério. Não levei a mal. Só não gostei. E tens razão, neste segundo post.

É o sindroma de António Variações: "Só quero estar onde não estou".

Claro que devia afirmar as coisas boas portuguesas. Mas isso faz-me ser igual com a comunidade de emigrantes que temos (aqui e em todo o lado), e que suspiram todos os dias por Portugal. Depois falam mal dos holandeses, dos turcos, dos marroquinos (como se os Tugas não fossem eles também emigrantes à procura de uma vida melhor).

Claro que existem coisas fantásticas de Portugal. Eu sei quais são e vocês também sabem. E garanto-vos que, fosse este blogue lido por holandeses elas aqui estavam. Agora entre nós, sinceramente, nós sabemos quais são, e agora ainda lhes damos mais valor...mas talvez tente escrever mais. Mas, às vezes não fazê-lo é mais defesa que outra coisa.

Se sentir muitas saudades e querer regressar mais cedo do que aquilo que penso, a culpa é tua, Hugo!    

Posted by Blogger Filipe Gil

sexta-feira, 17 março, 2006

E desculpem a qualidade da escrita, mas estou a fazer mais 3 coisas ao mesmo tempo...    

Posted by Blogger Filipe Gil

sexta-feira, 17 março, 2006

Não, não, não!

Não aceito essa culpa. Acho que deves voltar quando pensas voltar. Isto porque depois de algum tempo queres ir embora outra vez. (lá está o António Variações). Além do que tens sempre as visitas ocasionais que matam essas saudades de vez em quando.

E se não me engano tens sempre superbock e comidinha caseira na loja portuguesa em Amesterdão, não é? Onde também podes comprar Nestum e sumos Compal.    

Posted by Anonymous Anónimo

sexta-feira, 17 março, 2006

sim, é normal que se comparem ambos os países.

Nas eleições fez-me um bocado de confusão votar sem ter 100% de certeza que estava a votar naquele que eu achava que ia desempenhar um trabalho melhor. Como não tenho a tal sensibilidade, acho que há muitas coisas que me escaparam. Imaginei a situação inversa. Se eu fosse estranjeira em Portugal e sendo de esquerda, talvez caísse na asneira de votar PS. Sendo portuguesa sei que o PS português, de socialista só tem o nome. Da língua holandesa, também entendo tudo, mas entender o que nos é dito e sentir o tom com que é dito são coisas diferentes. Não sei se me explico bem.....

Quanto às pessoas bonitas, cada um gosta do que gosta.
Aqui há pessoas de classe média que usam transportes públicos, mas há muita muita gente que jamais poria o rabo num comboio. Eu conheço várias pessoas dependentes do carro e que até se mudaram para outro bairro onde há mais lugares para estacionar.
Que eles se cuidem mais é relativo... Pode ser que usem mais verniz nas unhas e gel no cabelos, mais maquilhagem que as portuguesas de certeza que usam, mas os holandeses estão na cauda da Europa quanto a banhos tomados e uso de pasta de dentes.

E por acaso eu até tenho a sensação que em Portugal se dá muito mais importância à aparência do que cá. E isso é uma das coisas que mais gosto aqui. :)

Enfim, já me estiquei outra vez.
bom fim de semana!    

Posted by Anonymous Anónimo

sábado, 18 março, 2006

Na minha opinião cada um fala da sua experiência que obviamente é limitada e faz as suas comparações, é legitimo.
Não concordo com "elite académica de ambos os países -supostamente a nata da nata cultural". A elite académica cá é um pouco mais diversa, pelo menos falo do meu caso, que nem sei se se pode considerar uma "elite". E já que falas nisso (M A) recordo-me que em Pt os professores eram mais interessados, mais cultos, mas se calhar porque é suposto ser (pseudo)intelectual, falam falam mas dai a "perceber"/gostar/...
Cá, cada um gosta do que gosta, têm que ser profissionais, tenho colegas muito cultos e interessados, outros com outras preferencias. Existem outras prioridades, uma das quais melhorar a comunicação entre a ciência e o resto do mundo, que na minha opinião é bastante importante, mais do que dar a entender que existe uma "elite" que so pode ser alcançada por "alguns"...
Eu por mais que tenha dificuldades às vezes em me relacionar com eles, cada vez mais reconheço que tem uma maneira inteligente de lidar com as pessoas, pragmática, é uma sociedade atenta às novas necessidades, dinâmica...
Ninguem aqui falou de meios com advogados, gestores, jornalistas, decerto outras opiniões...    

Posted by Blogger Margarida

sábado, 18 março, 2006

ah! e pantufas no supermercado ou na praça em Portugal nunca vi, enquanto que cá eles descalçam-se sendo às vezes um piveeete!!    

Posted by Anonymous Anónimo

segunda-feira, 20 março, 2006

1. A divulgação cultural cabe aos próprios e à comunicação social. Não ao Governo.

2. Se metemos os telemóveis em cima da mesa é porque é mais prático e seguro.    

Posted by Blogger Pedro Sá

» Enviar um comentário

Powered by Blogger