De socas nos pés

Dos Países Baixos para o mundo...

Eu já escolhi o meu candidato a presidente!

Eu já escolhi o meu candidato presidencial: Vasco Vieira de Almeida
E concordo em 120% com este texto do Luis Ósorio:

Vasco Vieira de Almeida

LUÍS OSÓRIO

Na passada terça-feira, no jantar comemorativo dos 80 anos de Mário Soares, tive a ocasião de ouvir Vasco Vieira de Almeida. Durante quase meia hora, falando num aparente improviso, exaltou a vida de Soares, a coragem de Maria Barroso e a difícil situação com que o País se depara hoje.

Estou particularmente à vontade porque nunca estive com Vieira de Almeida, sei dele apenas aquilo que é público. Advogado brilhante, admirado administrador de bancos e apaixonado pela cultura, segundo alguns amigos comuns toca excelentemente piano e adora praticar exercício desportivo.

Depois, algo que ele próprio falou durante o seu discurso, foi ministro da Coordenação Económica do I Governo provisório, logo a seguir ao 25 de Abril, mas decidiu não deixar raízes a partir do momento em que se dá o chamado caso Palma Carlos. O seu papel, em 75, no governo de transição angolano, é ainda hoje muito comentado por vários círculos de poder económico e político. Depois nunca mais aceitou cargos políticos. Preferiu seguir advocacia e ganhar dinheiro. Diz-se que é um homem muito rico. E, sobretudo, um homem reservado e misterioso.

Enquanto falou, fez-se um quase absoluto silêncio. Ouvi-o com espanto e admiração, e talvez por isso mesmo, não posso deixar de dizer que Vasco Vieira de Almeida viveu uma vida que, por muito interessante que possa ter sido, acabou por "trair" o país que tanto diz amar. Digo-o por acreditar convictamente em que as pessoas mais dotadas e preparadas têm especiais responsabilidades em relação aos outros.

A forma como Vasco Vieira de Almeida falou sobre o país, com um brilhantismo formal que poucas vezes vi, ao contrário do que se possa pensar, não me deu qualquer vontade de o conhecer pessoalmente. Aos meus olhos passou a ser alguém que tinha tudo para contribuir de outra forma por este país, mas que decidiu de uma forma egoísta enriquecer e viver para si e para os seus muito restritos.

Vasco Vieira de Almeida é um dos portugueses mais brilhantes, nunca ouvi ninguém que o fosse mais. Seria o Presidente da República ideal. Sobretudo, neste tempo em que o sistema é enxovalhado pela miserável mediocridade da maioria dos protagonistas políticos.

Mas por ser tão brilhante é que não é tolerável que tenha passado ao lado de tudo. Poderia dizer o mesmo em relação ao meu "amigo" José Miguel Júdice. Um e o outro decidiram pelo lado mais fácil, e o lado mais fácil, neste caso, não foi o mais corajoso.

PS: O Presidente da República vai receber hoje Pedro Santana Lopes. Se me permite, gostaria de lhe dar um pequeno conselho. Receba-o com testemunhas.
« Home | Next »
| Next »
| Next »
| Next »
| Next »
| Next »
| Next »
| Next »
| Next »
| Next »

sexta-feira, 10 dezembro, 2004

Se tal acontecesse, seria um candidato completamente desconhecido do povo em geral. Seria estar a entregar o ouro ao bandido. Não teria quaisquer hipóteses.    

Posted by Blogger Pedro Sá

sexta-feira, 10 dezembro, 2004

Ah, e mais. Ainda estou para perceber o que é que tens contra o Guterres.

Provavelmente, é o facto de ele professar uma religião que te incomoda.    

Posted by Blogger Pedro Sá

sexta-feira, 10 dezembro, 2004

Contra a falta de desconhecimento de Vasco Vieira de Almeida, basta por a máquina do PS a funcionar para que ele se torne conhecido. É aí que homens e mulheres com a minha formação entra em acção.

Contra o Guterres (e aviso desde já que, eventualmente, só votarei nele se a eleição for contra Cavaco ou Santana Lopes), tenho tudo contra. Um homem que abandona o país quando ele mais precisa de ordem e paz. Um homem que fez o país mergulhar nesta palhaçada que se vive em Portugal. Um homem que não gosta que não gostem dele, não tem a minha confiança para ser Presidente da República. Acho que VV Almeida ou Ferro Rodrigues são candidatos muito melhores!

Quanto á religião, não sejas parvo, fui educado com a religião Católica (tal como 90 por cento dos portugueses) para o bem e para o mal. Não junto religião com poder, ao contrário do que fez o Guterres!    

Posted by Blogger Filipe Gil

segunda-feira, 13 dezembro, 2004

Estás igualzinho aos bloquistas que tanto adoras. Sim, aqueles que em rigor preferem ao PSD ao PS, e culpam-nos de tudo.    

Posted by Blogger Pedro Sá

» Enviar um comentário

Powered by Blogger