De socas nos pés

Dos Países Baixos para o mundo...

I amsterdam


Hoje é daqueles dias em que penso que vai ser muito difícil deixar esta cidade. Amesterdão é mesmo espectacular. Qualidade de vida, gente divertida, diversão ao máximo, enfim...

Claro que a família, os amigos e a meteorologia lutam todos os dias com o sentimento que acima escrevi....

como diz o slogan,

I AMSTERDAM
« Home | Next »
| Next »
| Next »
| Next »
| Next »
| Next »
| Next »
| Next »
| Next »
| Next »

sábado, 20 agosto, 2005

às vezes parece que vieste da provincia ou... até concordo que há coisas melhores e diferentes, que se dá mais valor cá e que nos fazem ter pena de não as termos/executarmos em portugal, com as vantagens climatéricas e paisagisticas que temos, entre outras, mas essa obsessão por gente bonita e divertida que dizes ver constantemente nas ruas de amesterdão... por vezes parece-me um pouco exagerado... que deslumbramento... é bom valorizar as coisas boas, mas não exagerar..    

Posted by Anonymous Anónimo

sábado, 20 agosto, 2005

Nao estou em Amsterdao, mas mais a sul, em Roterdao e concordo plenamente com o FG. Chamem-lhe deslumbramento, chamem-lhe o que quiserem, mas de facto 'e possivel sentirmo-nos bem com tanta gente bonita e divertida 'a nossa volta. Nao 'e exagero... pelo menos tamb'em para mim.    

Posted by Blogger C@B

sábado, 20 agosto, 2005

à volta... e por dentro? não há um vazio? não é superficial? estes sorrisos, a aparencia, a segurança (frequentemente infudamentada) com que falam...
e não percebo, eu vivo em leiden e tambem é um bocado, mas a quantidade de chungaria que se vê em roterdão e amesterdão... nem na zona j... claro que há zonas e zonas... mas essa gente bonita e divertida acho que se trata de uma minoria... acho que tambem em lisboa e no porto, entre outras cidades, sabem dirigir-se a locais onde se veja gente bonita e divertida.
são agradaveis as boas vistas, mas acho importante manter os pés assentes na terra antes de dizer o quão melhores são, tentar perceber do que se tratam na realidade ;-)
mas sonhar nunca fez mal a ninguem, e um pouco de ilusão expande os nossos horizontes    

Posted by Anonymous Anónimo

domingo, 21 agosto, 2005

Ninguém me tira o amor pela minha pátria, nem que fosse Romeno ou Albanês, que, supostamente têm as mulheres mais feias da Europa.
Mas, a questâo nem é essa.

A sensação estéctica é apenas o que vem à superfície de um Estado que trata os seus cidadãos como eles realmente merecem. Dando-lhes uma vida mais que confortável para serem felizes, bonitos, e divertidos. Tanto por dentro, como por fora.

Infelizmente, Ines, percebeste mal. Apesar de achar as Holandesas muito, muito bonitas, quando falei de gira e divertida queria falar no saudável ambiente que se vive nesta cidade, e que, acredito em se vive em Roterdão também. Claro que, se só passeaste pela DAMRAK; RED LIGHT E CASA DA ANNE FRANK, viste aquilo que os de Amesterdão gostam mostrar aos turístas. porque o resto é só para os locais (ou seja, todas as 174 nacionalidades que cá vivem e sentem Amesterdão mais do que a cidade das putas na vitrine, e dos charros a cada esquina).

É esse tipo de bem-estar social que vou sentir falta em Portugal. Para mim e para os meus. E que gostava, muito, ver um dia acontecer.

Para veres que não sou o único aconselho-te um excelente texto de outra portuguesa, que nem sequer conheço pessoalmente, e que vive em Utrecht.
Visita este site http://welcometomypillowbook.blogspot.com/

e depois procura o post: De volta ao Dui e não só.

Depois comenta.
Beijos
fg    

Posted by Blogger Filipe Gil

segunda-feira, 22 agosto, 2005

tens toda a razao, a holanda tem coisas muito boas, e acho que para os portugueses em particular e uma experiencia muito positiva o viver ca, saber apreciar as coisas simples e positivas como eles o fazem, a maneira pragmatica como sao, entre outras... faz-nos muita falta!
com coisas positivas e negativas, o meu saldo a esta experiencia ate agora e largamente positivo!!! e adoro muitas coisas! mas nao e so isso... nao consigo enumerar as coisas q desgosto, talvez sejam pequenas coisas que se cruzam no dia a dia... existem bastantes contrastes, e tenho-os sempre presentes... acho importante... sempre me irritou aqueles emigrantes que estavam a criticar as coisas em portugal, e agora por vezes vejo-me na mm situcao :-(
por isso gosto de manter presente que ha coisas mas por ca! se e tudo tao perfeito porque a greve do lixo??? :-p    

Posted by Anonymous Anónimo

segunda-feira, 22 agosto, 2005

Mas tens razao em certas coisas. Por exemplo, porque raio é tão difícil fazer amizade com os holandeses? Todos os expat que conheço têm 1 ou 2 (com sorte) bons amigos Holandeses, o resto é tudo pessoal conhecido, mas muito superficialmente.

Depois o facto de estar na Holanda fez-me melhor Português. Tenho orgulho de ser Português, de saber de onde vim, porque reago de certa maneira a certas coisas. E dou cada dia mais valor ao ser Latino, em contraste com o ser germânico.

O que me mete mais raiva é que nós podiamos estar mais perto desta sociedade, mas à nossa maneira, claro. E daqui, parece tão, tão fácil...

Uma pergunta: tb estás cá?

p.s. - O lixo é impressionante. E os ratos que aparecem nas casas das pessoas tb. Já estive em 2 casas, e já encontrei um rato em cada...    

Posted by Blogger Filipe Gil

» Enviar um comentário

Powered by Blogger