De socas nos pés

Dos Países Baixos para o mundo...

Dois minutos de silêncio


(foto:ANP)

Dois minutos de silêncio pelos que lutaram e pelos perderam a vida na luta contra os nazis durante a II Guerra Mundial.

Achei impressionante.

Estava a andar de bicicleta ali para os lados do Jordaan, no Noordemarkt, e de repente percebi que toda a gente parou naquele momento. As pessoas saíram dos bares, de dentro dos carros, de cima das bicicletas. E, durante dois minutos só se ouviram os pássaros, as folhas das árvores e, diria mesmo, a água dos canais a bater nos cascos dos barcos.

Percebi logo que era os dois minutos que, desde 1945, os holandeses fazem para homenagear os mortos e os que lutaram pela liberdade na II Guerra Mundial. Depois dos dois minutos a vida voltou ao normal e os sorrisos às caras dos holandeses (que durante aquele dia recordaram em muitos momentos o que é passar por uma guerra). Á noite, na televisão vi vários documentários sobre os nazis e a guerra mundial, e as imagens da rainha Beatrix e do príncipe Willem Alexander a colocarem um ramo de flores no monumento aos mortos da Guerra Mundial, na Praça Dam (foto).


p.s. - Acho muito importante que nunca não se esqueçam estas datas. Se fosse em Portugal alguém já estaria a escrever, numa das colunas de opinião estupidamente bem pagas pelos jornais lusos (que depois pagam misérias aos trabalhadores), que é uma data com mais de 60 anos e que se calhar já não fazia sentido comemorar...tal como já começam a fazer com o 25 de Abril.
« Home | Next »
| Next »
| Next »
| Next »
| Next »
| Next »
| Next »
| Next »
| Next »
| Next »

sexta-feira, 05 maio, 2006

a homenagem dos "dois minutos" foi estendida aos "sacrificados" de TODAS as guerras, por TODO o mudno. a mim isso parece-me FUNDAMENTAL.
[tb me calei e fiquei impressionadissima, lavada em lagrimas que a coisa teve muita forca]    

Posted by Blogger she

sexta-feira, 05 maio, 2006

Gefeliciteert voor deze Blog! Ou melhor parabens pelo blog. Também estou por estas terras e revejo-me nas descrições e ideias que trazes para este espaço.    

Posted by Anonymous Anónimo

segunda-feira, 08 maio, 2006

Xiiiii o Flying Dutchman já deu com isto...    

Posted by Blogger Pedro Sá

» Enviar um comentário

Powered by Blogger