De socas nos pés

Dos Países Baixos para o mundo...

Pergunta do dia:

Comparados com os restantes jovens da União Europeia (italianos, espanhóis, holandeses, alemães, suecos, franceses, etc), os jovens portugueses (sub-34) são ou não uma bela cambada de betinhos que não gosta muito de fazer ondas na sociedade em que vive? O que acham vocês?
« Home | Next »
| Next »
| Next »
| Next »
| Next »
| Next »
| Next »
| Next »
| Next »
| Next »

segunda-feira, 24 outubro, 2005

Por acaso nao tenho nada essa ideia. Muito pelo contrario. No meio em que me movimento (universidade, ciencias biologicas) e na minha faixa etaria (early 30s) ate acho os do PT bastante mais politizados e criticos do que os de NL. Os de ca sao e um bocadinho mais "corajosos" no sentido em que mais facilmente parecem tomar decisoes "radicais" como desistir dum emprego e ir passear pelo mundo durante 6 meses (ou, como "falavas" ha uns tempos, sair de casa aos 18 anos). Mas isso acho que tem a ver com a "safety net" que sabem que o sistema social lhes da. Claro que isto e tudo muito "biased" pelo grupo de pessoas que conheco ... e, provavelmente pouco generalizavel.    

Posted by Blogger she

segunda-feira, 24 outubro, 2005

Eu tb sou muito politizado, e a maioria dos meus amigos também o é.Basta dizer que andei pelas politicas socialistas uns tempos. Apesar de ter poucos amigos desse tempo.

O que queria perguntar é a vontade de mudar coisas. Queixamo-nos, mas o que fazemos para mudar? Somos adormecidos. E com tanto para batalhar.

Se fazemos manifs somos comunas ou do bloco, se somos contra o centrão, somos radicais, se somos contras as touradas ou a favor do aborto, somos "pouco" portugueses.

Percebes o que queria dizer?    

Posted by Blogger Filipe Gil

segunda-feira, 24 outubro, 2005

Acho que ainda pensamos muito pela cabeça da geraçao anterior - deixa arder que eu nao sou bombeiro. Vivemos de mil e um esquemas que nos permitam ter muito e gastar ou fazer pouco.
Na maioria, política é uma palavra inexistente e ainda haverá quem nem sequer saiba nomear o primeiro-ministro (acho q é o Guterres, nao, nao é o Durao - isto li eu numa discussao num chat e sim também pensei que estava a ter um pesadelo).
A comida da mama será sempre melhor que a minha e por isso nem me dou ao trabalho de sair de casa..
Sim, fg, dou-te razao, ainda estamos um bocado atrás da média europeia, por muito que este ou aquele se insiram num grupo que nao funciona assim. Nao passa de um grupo. A maioria é como tu os definiste.    

Posted by Blogger C@B

segunda-feira, 24 outubro, 2005

Assim que acabei de "postar" o "comment" (ai este portugues ...) tb me lembrei que somos politizados e criticos (novamente, os do meu circulo) mas realmente pouco activos. As vezes tenho a impressao que os meus amigos holandeses se empolgam menos (tipo, eu "passo-me" com a (existencia da) familia real e eles estao-se nas tintas) mas "agem" mais. Mas tb acho dificil comparar as "atitudes" quando as "circunstacias" sao tao diferentes. O meu gajo (holandes), por exemplo, nem sequer consegue perceber como e que em portugal o aborto e ilegal. [Eu na realidade tb nao ...]    

Posted by Blogger she

segunda-feira, 24 outubro, 2005

Concordo contigo, meu caro. É óbvio que há as excepções do costume. Mas a verdade é que a malta da nossa geração para baixo se está (genericamente) a marimbar para a a política e para a sociedade em que se encontram inseridos.
Não gostei foi dessa dos jovens portugueses serem os sub-34... Começo a sentir-me excluído da minha juventude!    

Posted by Blogger G.

terça-feira, 25 outubro, 2005

Não fazer ondas é uma opção tão legítima como outra qualquer. E não é algo de negativo por natureza, a não ser que se tome como modelo obrigatoriamente a seguir a ideia romântica e ultrapassada de juventude dos anos 60 e 70...    

Posted by Blogger Pedro Sá

» Enviar um comentário

Powered by Blogger