De socas nos pés

Dos Países Baixos para o mundo...

Mais Cidadania

O blog "O Jumento" diz tudo:

Os portugueses têm liberdade de expressão mas pouco a usam, têm medo de não agradar ao patrão, de não serem promovidos na Administração Pública, ou, muito simplesmente, porque acham que pensar e dizer o que se pensa é coisa de eleitos.

O portugueses têm um regime político onde a comunicação social é livre para que seja pluralista, mas a maior parte dos jornais e televisões mandaram o pluralismo às urtigas, a opinião de muitos dos nossos articulistas é a "voz do dono", há jornalistas que nem o parecem ser. Basta olhar para a publicidade colocada nalguns jornais para sabermos que dali não virão crítica para quem lhes paga, o exemplo recente das ameaças do Grupo Espírito Santo são disso uma prova, com os milhões de euros que o grupo investiu na mudança de imagem até a Primavera veio mais cedo, o tempo do "furacão" passou e multiplicam-se os artigos simpáticos para a nova cor adoptada pela divina presença.

Os portugueses são maltratados pela PT mas continuam seus clientes em defesa de um nacionalismo idiota, são roubados pela Netcabo mas são incapazes de mudar de acesso à internet, são roubados mas encaram isso como um destino luso, antes ser roubado por um português do que ser bem tratado por um espanhol.

Os portugueses são capazes de fazer greves e mudar de governo porque tiveram um aumento de 1,5% em vez dos desejados 3%, mas ficam calados quando são roubados em muito do que compram e percentagens muito superiores.

É necessária mais cidadania, mas não uma cidadania paternalista, é necessário uma cidadania activa, que cada cidadão faça uso do seu poder, que use a voz ou o botão do comando da TV, que penalize os que lhe estão a destruir o futuro para proveito próprio. Não são necessários mais jornais ou televisões, basta que os que abusam seja penalizados e ameaçados de falência, se o Dr. Pinto Balsemão vir as contas no vermelho transforma-se imediatamente num cidadão exemplar e, se for necessário, até adere ao PCP. Não são necessários relatório da ANACOM sobre a qualidade dos fornecedores de acesso à web, isso nada vale contra os milhões gastos pela PT em publicidade, se denunciarem os abusos e mudarem de fornecedor.

É necessário que os portugueses tenham a coragem de se assumirem como cidadãos de pleno direito, pondo fim ao pântano de abusos e oportunismo em que este país se transformou.
« Home | Next »
| Next »
| Next »
| Next »
| Next »
| Next »
| Next »
| Next »
| Next »
| Next »

domingo, 29 janeiro, 2006

Eu nado e criado no campo e orgulhoso dos nossos costumes, só quero fazer um desabafo: antes de socas nos pés, que aos pés do Sócrates.    

Posted by Anonymous Anónimo

domingo, 29 janeiro, 2006

Acho que estamos perante um jumento sábio. E se arregimentassemos todos os jumentos deste país para corrermos aos coices todos os oportunistas que levaram isto quase ao abismo?    

Posted by Anonymous Anónimo

» Enviar um comentário

Powered by Blogger