De socas nos pés

Dos Países Baixos para o mundo...

Processo de Bolonha

Alguém sabe, com esta história toda do Processo de Bolonha, como fica um licenciado que estudou 4 ou, em alguns casos, 5 anos em? Fica com o nível de Mestrado ou fica com o nível de licenciatura de 3 anos e, mais tarde fazer o Mestrado?

Parece-me que aqui na Holanda, as licenciaturas portugueseas tem, pelo menos até ao momento, o mesmo nível que os 5 anos de estudo que os holandeses já fazem. E acho que, então, daqui a 2 anos, os padrões serão os mesmos.

Alguém está a par desta situação?

Excerto de notícia no Público de 21-03-2006

"A primeira promulgação presidencial respeita ao diploma que reorganiza os ciclos e graus do Ensino Superior, de acordo com o compromisso firmado pelos signatários da Declaração de Bolonha de constituírem, até 2010, um espaço europeu de Ensino Superior", escreve a Presidência da República, em comunicado.

Na mesma nota, Belém acrescenta que o diploma hoje promulgado "prevê um esforço europeu de empregabilidade, mobilidade e competitividade dos estudantes e cidadãos no espaço da União Europeia".O decreto-lei que prevê o alinhamento dos estabelecimentos de ensino superior portugueses ao Processo de Bolonha no ano lectivo de 2007/08 (antes do prazo limite de 2010 previsto pela União Europeia) foi aprovado no início de Fevereiro, em Conselho de Ministros.
« Home | Next »
| Next »
| Next »
| Next »
| Next »
| Next »
| Next »
| Next »
| Next »
| Next »

terça-feira, 21 março, 2006

A única complicação surge da mania de darmos nomes diferentes às mesmas coisas. A licenciatura de 5 anos, ou de 4 com estágio integrado de um ano (ou de 4 e meio com estágio integrado de seis meses, enfim, 5 anos no total) é o chamado Masters, que é aquilo que é aceite no processo de Bolonha como sendo o mestrado.

O mestrado que se pode tirar em Portugal a seguir à licenciatura não passa de um segundo masters, ou seja, alguém que seja licenciado em engenharia informática (por exemplo) e a seguir faça um mestrado em matemática aplicada(também por exemplo) fica com dois masters, ou seja, dois mestrados (na notação de Bolonha).

O que se passa é que na lógica de Bolonha (e na anterior em quase todos os países) apenas existem três graus superiores: bachelor (bacharelato), masters (mestrado) e doctor/PhD (doutoramento). A licenciatura não existe.

O resultado final será dependente do número de anos que tiveste. 3 dão-te um bachelor's degree (que acho que em Portugal se vai passar a chamar licenciatura) , 5 um master's degree e a partir daí podes tirar outros master's, outros estudos extra (post-grad degrees, não reconhecidos como graus académicos)ou um doutoramento (o PhD). Quem tiver uma das antigas licenciaturas de 4 anos, terá, creio, um bachelor mas a apenas um ano de estudos extra do master's, ao invés dos de 3 anos que precisarão de 2 anos extra.    

Posted by Blogger JSA

» Enviar um comentário

Powered by Blogger