De socas nos pés

Dos Países Baixos para o mundo...

Portugal 32 anos de Democracia

Até quando teremos destas notícias? Até quando?

“A democracia já tem mais de 30 anos, mas Portugal continua a ser o país da União Europeia com o maior fosso entre ricos e pobres. E um quinto dos portugueses continua a viver abaixo do limiar da pobreza. Quem trabalha no terreno acusa o debate em torno da exclusão social de ser demasiado teórico e alerta para a necessidade de se reforçar as medidas, sobretudo nas áreas da educação e do emprego.

Os últimos dados do Eurostat não deixam margem para dúvidas. Se compararmos os rendimentos acumulados dos 20% mais ricos com os dos 20% mais pobres, verificamos que, em 2004, os portugueses mais favorecidos tinham ganhos 7,2 vezes superiores aos dos mais necessitados. O rácio representa um ligeiro decréscimo em relação a 2003 (7,4), mas nem por isso deixa de estar muito longe da média europeia, que era de 4,6 em 2003 e 4,8 em 2004.

O retrato agrava-se se tivermos em conta que, no ano passado, 21% dos portugueses estavam em risco de pobreza, mesmo depois de contabilizados os apoios sociais. Um risco que atinge sobretudo as populações mais vulneráveis: 23% dos menores de 16 anos e 29% das pessoas com mais de 65 anos, de acordo com dados referentes a 2004. Também na última lista ordenada do desenvolvimento humano, traçada pelas Nações Unidas, Portugal desceu do 26.º para o 27.º lugar.”

In Diário de Notícias 26 de Abril 1975
« Home | Next »
| Next »
| Next »
| Next »
| Next »
| Next »
| Next »
| Next »
| Next »
| Next »

quarta-feira, 26 abril, 2006

realmente... ganhàmos imenso com o 25 de abril...    

Posted by Blogger andrea

quarta-feira, 26 abril, 2006

Sem o 25 de Abril ainda estavamos bastante pior. Muito pior mesmo!    

Posted by Blogger Filipe Gil

quarta-feira, 26 abril, 2006

Bullshit. Até porque, infelizmente, a pobreza é calculada com base em valores relativos em cada País.

E repito: estou-me borrifando para as desigualdades. O que eu quero é que todos tenham mais.    

Posted by Blogger Pedro Sá

quarta-feira, 26 abril, 2006

Sá dixit: "Estou-me borrifando para as desigualdades".

Socialista, tu???? ah,ah,ah,ah.    

Posted by Blogger Filipe Gil

quinta-feira, 27 abril, 2006

Socialista, sim.

Porque igualdade apenas interessa a jurídica.

E o que me interessa é que as pessoas tenham direitos. Uma vez esses assegurados, pouca ou nenhuma diferença faz se a diferença é 20 ou 80.

Aliás, essa mania da igualdade material é algo que o marxismo foi buscar ao catolicismo mais beato. "Não devemos querer ter mais porque há quem tem menos", afinal a grande causa da pobreza relativa do Sul da Europa face ao Norte.

Preferes ter os mais pobres com nível de vida 200 e os mais ricos com 20000, ou os mais pobres com 50 e os mais ricos com 300 ?

Eu não tenho a menor dúvida em optar pela primeira hipótese.    

Posted by Blogger Pedro Sá

» Enviar um comentário

Powered by Blogger