De socas nos pés

Dos Países Baixos para o mundo...

Dar cabo de LX


Incrível como andam a tratar tão mal a minha cidade. Enquanto outras cidades europeias tentam fazer tudo o que é possível para afastar o trânsito dos centros das cidades, em Lisboa, a actual direcção da Câmara Municipal faz o contrário. Até custa a crer que Carmona Rodrigues estudou na Holanda durante 1 ou 2 anos. Podia ter aprendido qualquer coisa, mas não…

Mas esta história (em baixo) só consigo imaginar que, por acaso algum betinho ter descoberto que agora é mais “in” viver na Baixo-Chiado do que na Lapa e pediu ao papá para tratar do assunto. Sim, no centro, mas com o carrinho à porta. Nem que para isso os edifícios que lá estão sofram danos irrecuperáveis. Ainda melhor, pois certamente esse beto deve ter um Tio Arquitecto ao qual o papá irá providenciar que ganhe a obra quando esta for a "concurso público".

Triste demais.


"A Quercus e o Fórum Cidadania Lisboa apelaram ontem ao Instituto Português do Património Arquitectónico (Ippar) que impeça a construção de um parque de estacionamento subterrâneo no Chiado, mas fonte do Ippar explicou ao PÚBLICO que agora “não há muito mais a fazer, porque o projecto já foi aprovado” pela anterior direcção do instituto. “Para a actual direcção, o projecto nunca seria aprovado sem ir à apreciação do conselho consultivo” do instituto, disse ainda Maria Resende, portavoz da presidência do Ippar. A mesma fonte informou ainda que até às 18h de ontem não tinha dado entrada na direcção regional de Lisboa ou no gabinete da presidência do instituto qualquer pedido formal de um parecer negativo à obra.

“A construção de um parque de estacionamento subterrâneo [no Largo Barão de Quintela, a sul do Largo Camões, entre a Rua das Flores e a Rua do Alecrim] não tem justificação nenhuma, sendo um contra-senso em termos de mobilidade”, disse ontem à Lusa Paulo Ferrero, do Fórum Cidadania. A opinião é partilhada por Carlos Moura, do núcleo de Lisboa da Quercus, para quem as “zonas históricas devem ser o mais reservadas e
pedonais possíveis”.

Fonte do gabinete da vereadora com o pelouro do Urbanismo, Gabriela Seara, adiantou que já foi aprovado o projecto de arquitectura do parque de estacionamento, faltando apenas o projecto da especialidade para a obra avançar. Segundo o Fórum Cidadania, os arranjos à superfície têm que obter
a aprovação do Ippar, daí o apelo das associações para vetar a obra.

As reivindicações do Fórum Cidadania e da Quercus foram expostas numa carta enviada sexta-feira ao presidente da Câmara de Lisboa, Carmona Rodrigues, e à vereadora Maria José Nogueira Pinto, responsável pelo Comissariado da Baixa-Chiado.

As associações consideram que “a eventual construção do parque irá pôr em risco as fundações do magnífico edificado ali existente, à semelhança do que aconteceu com a construção de muitos outros”. Por outro lado, adiantam, “irá colidir com as afirmações do recém-criado Comissariado da Baixa-Chiado, cuja responsável máxima já disse, publicamente, estar contra toda e qualquer construção de parques subterrâneos na Baixa-Chiado, por não servir para nada a não ser para mais empreitadas”.

A assessora de imprensa de Maria José Nogueira Pinto comentou a propósito que a responsável pelo comissariado mantém a sua opinião de que quem quiser habitar a Baixa “não pode estar à espera de ter estacionamento à porta de casa”, mas notou que a nova entidade de coordenação — que apresentará uma estratégia de acção até ao fim de Setembro — terá que compatibilizar as suas propostas com as decisões já tomadas pela câmara para esta zona de Lisboa.
In Público 10-05-2005
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quinta-feira, 11 maio, 2006

A minha mãe mora na Rua da Atalaia. No mês passado avariou-se o quadro eléctrico e ficou sem luz. Telefonou-me e pediu-me para ir buscá-la porque não queria ficar às escuras todo o fim de semana.

Cheguei à Rua da Misericórdia por volta das 10 e dou com o trânsito parado. Havia carros em segunda fila, em cima dos passeios porque o parque do Bairro Alto estava esgotado e fazia-se uma enorme fila para entrar que bloqueava o trânsito nos dois sentidos. No parque só podia entrar um carro quando saia outro. Estive 45 minutos até conseguir entrar.

E você ainda vem dizer que a construção de um parque de estacionamento subterrâneo no Largo Barão de Quintela, não tem justificação nenhuma, sendo um contra-senso em termos de mobilidade?

Mário Marques Andrade
Odivelas    

Posted by Anonymous Anónimo

segunda-feira, 22 maio, 2006

Concordo por inteiro com o Mário Andrade. É um investimento para facilitar o acesso de todos ao Bairro Alto à noite !    

Posted by Blogger Pedro Sá

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