98 anos de Regicídio.
Ontem fez 98 anos que o povo português cometeu um dos actos mais bravos da sua história: o Regicídio.
Há quase 100 anos um elemento da Carbonária punha fim aos anos fétidos de uma monarquia decadente que não tinha a menor ligação com o povo. Portugal passou a ser uma República.
(Na I República viveram-se tempos fantásticos, com uma modernidade e avanço de pensamento que nem na actualidade existem comparação – pelo menos no nosso país. E foi um avanço tremendo. Pena que a luta pelo poder, e a corrupção entre os políticos fizesse com que anos mais tarde o “botas”’ assumisse o poder e alguém inventasse o fenómeno de Fátima para o povo se reconcialiar com a Igreja Católica e esta voltar a ter o poder que tinha até então-mais valia terem feito uma DisneyLand para aqueles lado! Mas Salazar não gostava de americanisses…)
Hoje, e graças àqueles homens que sacrificaram a vida, podemos escolher quem nos governa. Aplaudir e penalizar e viver em plena Democracia. Para o bem e o para o mal.
Viva o Regícidio
Viva a Carbonária
Viva a República!!!!
Não achas que te excedeste um bocado ? Se a República tivesse sido proclamada sem matar ninguém seria melhor certamente.
Posted by Pedro SáEm qualquer dos casos, a I República foi longe demais. Uma coisa é fazer as alterações, outra coisa é hostilizar declaradamente. E deu no que deu... :(
quinta-feira, 02 fevereiro, 2006
Atendo ao contexto socio-cultural da época, não havia outra solução. Foi a primeira vez que perdemos a mania de brandos costumes.
Posted by Filipe GilTalvez se no 25 de Abril tivesse havido mais sangue as pessoas recordar-se-iam melhor do acontecimento.
E concordo com o assassinato dos reis, como acho que alguém devia ter limpado o cepo ao Salazar! Por vezes - e apenas em casos de ditaduras, sublinho isso -, o assassinato pode ser a única saída.
Actualmete as coisas resolvem-se de outro forma. E ainda bem
quinta-feira, 02 fevereiro, 2006
O regicídio foi um dos dias mais brilhantes para Portugal! Devia ser feriado! Morte ao Rei! Viva a República!
Posted by Anónimoquinta-feira, 02 fevereiro, 2006
eu vi ontem na tv do pt ser entrevistado o senhor que, nao fosse a carbonaria, seria hoje rei de portugal. culpou a falta da realeza pelo atraso do nosso pais. usou como suporte os exemplos de monarquias europeias onde tudo vai bem. como se a familia real fosse a unica diferenca entre portugal e espanha ...
Posted by sheenfim. viva a republica!
quinta-feira, 02 fevereiro, 2006
Ainda hei-de ajudar a (re)fundar a República da Holanda.
Posted by Filipe GilSe bem que Amesterdão é mais uma república no Reino dos Países Baixos...
quinta-feira, 02 fevereiro, 2006
Nao sou monarquico nem concordo com o poder atribuido desde o berço, mas deixa q te diga, grande merda de república a q temos!
Posted by C@Bquinta-feira, 02 fevereiro, 2006
quem diz que nao estariamos melhor se a monarquia ainda existisse? é como diz o Tripeiro... esta Republica é o que todos querem? foi com esta Républica que sonharam???
Posted by andreanao acredito...
quinta-feira, 02 fevereiro, 2006
OK, podemos não ter a melhor República. Mas culpa dos políticos, ou melhor, culpa da educação em Portugal. Mas pelo menos temos possibilidade de escolher, e não aturar com um parvo ou uma parva que é pago/a para acenar e que custa os olhos da cara aos contribuintes.
Posted by Filipe GilTanto a Holanda como a Bélgica nada têm a ganhar ao serem monarquias. Ainda tinha algumas dúvidas quando vivia em Portugal, mas agora tenho a certeza.
E o endeusamento das figuras...jesus...
E depois há outro problema. Vocês sabem quem são os monarcas de Portugal, verdade(se exceptuarmos o Marquês da Fronteira, o único monarca do Bloco de Esquerda)?
Marialvas, fadistas, forcados, caçadores e extremamente católicos e conservadores. Sempre contra o aborto, as drogas e com mania de paternalismo. Com um cenário assim, esta República até parece um paraíso...
Morte ao Rei!
sexta-feira, 03 fevereiro, 2006
Convenhamos que comparar o D. Carlos ao Salazar é profundamente infeliz.
Posted by Pedro Sá» Enviar um comentário