De socas nos pés

Dos Países Baixos para o mundo...

Portugal, o pais dos dentes ...(versão correcta)


ATENÇÃ0: esqueci-me de copiar o texto todo. Agora sim a versão completa do mail (assinalado a itálico). As minhas desculpas aos leitores e à autora do texto.

Uma amiga, que vive em Amesterdão vai para dois anos, passou alguns dias em Portugal com duas holandesas, uma delas jornalista, e envio-me um mail sobre o estado do país, basicamente é o retrato de uma portuguesa que regressou ao seu país por uns dias:

“Portugal, o pais dos dentes podres do açúcar de morangos fedorentos e ainda o chocohaxe....”


Coisas que não mudam no nosso Pais....

1-As tias/os- As loiras falsas de d(oura)dos igualmente falsos a tratar por "você" os filhos, que por sua vez continuam de quadrados com a camisola as costas ou com o blusão/kispo verde azeitona e gola de camurça resumindo todos iguais/todos iguais.

2-O efeito erecção/mini saia - Basta 1 mini saia andante para ver as cabeças dos homens girarem ao mesmo tempo, na mesma direcção. Aqui ate podem andar nuas q ninguém liga......

3-Dentes podres. As dutch questionavam-se que se vê imensa gente com dentes estragados. É verdade, continua a haver muitos dentes podres e desdentados a encher os ecrãs de TV. Não há dinheiro para o dentista, mas paga-se 70 euros prá bola. Pois....

4-Maus salários - A bófia continua a reclamar e com razão. Em inicio de carreira ganham 600 euros e para ter um colete a prova de bala, há que desembolsar do próprio bolso 1500 euros. Ora para quê correr riscos com a bandidagem e apanhar com uma chumbada quando não há $$$$$ pró colete???? Isto para não falar das esquadras, sem sequer papel higiénico. Portanto quando virem um agente entrar de rapina num café, não se assustem, que é só para arrear o calhau.

5-E depois reclamam " onde pára a policia"?????? Lisboa, terreiro do paço,
2 da tarde. é ver quem vende mais. Ele é óculos, ele é relógios, ele é
chocolate....mas não de Páscoa. Os gipsy ultra-fashion atacam a zona à
descarada. Tentavam impingir-me um calhau de haxe, que era o suficiente
para pagar excesso de carga no avião, lol....

6-Futebol. Continua o exagero e a vergonha de sempre. A minha equipa FCP, ganhou o 21 Titulo de CAMPEÃO NACIONAL. No entanto os energúmenos dos super dragões e outras quantas iguanas e rostos semelhantes a repteis, resolveram invadir o campo a 3 minutos antes de final de jogo. Qualquer semelhança a uma invasão viking é pura semelhança....

7-TV e MEDIA- Para alem de programas medíocres é a guerra do vale tudo. Morreu o puto dos Morangos com Açúcar e o Pais quase decretou luto nacional de 3 dias. Chegou-se ao ridículo da TVI andar de helicóptero para frente e para trás durante o funeral e cobrar $$$$ pela cedência de imagens a SIC. Ainda para mais discutiam-se as audiências em torno deste "triste episódio"....

"O fedor dos Gatos" Houve um tempo em que tinham imensa piada. Agora se calhar precisavam que lhes atassem uma corda ao rabo e os sacudissem. Vi uns sketches e por mais que me esforçasse, não consegui soltar uma única gargalhada. "PRÓXIMOS"....

8- Os pseudo-jet. Sempre os mesmos colunáveis a cheira a bafio. X anda com Z q se separou por causa de Y, que por sua vez deu um encherto de porrada em l, q por sua vez vai na sétima "relação de sonho" com H, que trais a descarada B e espera um filho do jogador A, que por sua vez ........ Mas isto interessa a alguém???????? Ganhem juízo carago. Deviam ser todos mandados para um campo de concentração e ganhar o "bronze" desejado a trabalhar de sol a sol. Ok... esta foi forte......bom.... em todo o caso, podiam fazer qualquer coisa de útil a sociedade, quanto mais não fosse fecharem-se em casa para não provocarem poluição visual aos restantes, 10.5 milhões de habitantes.


Ok... esta foi forte demais......bom.... em todo o caso, podiam fazer
qualquer coisa de util a sociedade, quanto mais nao fosse fecharem-se em
casa pra nao provocarem poluicao visual aos restantes, 10.5 milhoes de
habitantes.

E prontos pá... e é isto pá... nao sei se concordam comigo pá....tão a ver
pá? Portugal tem sol, ceu azul, bons tintos e boa comida....e.... bom é
melhor ficar por aqui mesmo.

Acho que estes desabafos não são manias de"imigra armado", mas antes vistos de um outro angulo.De fora pra dentro. A malta por lá queixa-se, mas nao faz nada. Deviam unir-se pra uma Re(e)volucao, dizer de uma vez por todas, BASTA. Basta de fraudes, Basta de apertar o cinto, num cinto mais que desburacado, de ouvir que os ministros
esbanjaram X em hotéis de 5 estrelas e viagens business class, Basta de
ouvir dizer que Portugal é o pior Pais dos 25 por isto ou por aquilo. Todos
os dias se repararem saem noticias sobre isto. Até parece que o nosso País é
o pior aluno numa classe de 25, em que as notas não passam de Muito Mau a
Insuficiente. Para quando um 20 em letras gordas, um Bom ou Muito Bom? Quem
me der lá ir e regressar entusiasmada a dizer a todos que Nós somos bons.

Ouvi muitas vezes atirarem-me a cara, "Quem não está bem que se mude". Assim
fiz e já lá vão 2 anos. Eu adoro Portugal mas "Portugal está mále, muito
mále" e triste. Nao há meio de se ver melhorias. A Holanda também não é um
paraíso, mas de cada vez que vou ã Tuga, penso que é melhor ficar por aqui,
por mais uns tempos.....até que Portugal atraque em bom porto ou até sentir
que é altura de retirar a âncora do Mar do Norte.... beijos e tot ziens.
God save the Queen....
« Home | Next »
| Next »
| Next »
| Next »
| Next »
| Next »
| Next »
| Next »
| Next »
| Next »

quarta-feira, 26 abril, 2006

Já o tinha dito por mail, mas repito aqui: a única coisa que não concordo é com o parâmetro 2.

O efeito mini-saia. É que na Holanda está sempre frio e temos de convir que os gajos são…holandeses…não têm esta percentagem de sangue africano/mouro que nós temos. Nisso acho bem que os portugueses olhem (desde que de maneira respeitadora, obviamente) e prestem o devido tributo às mulheres.

Eles aqui nem a porta abrem para as senhoras passarem à frente, e, muitas vezes são elas que carregam os sacos das compras enquanto eles vão de mãos a abanar….

Viva o homem Tuga!    

Posted by Blogger Filipe Gil

quarta-feira, 26 abril, 2006

desculpem, mas não posso deixar de me irritar! ando farta destas criticas dos proprios tugas que parece que não olham com olhos de ver para os outros paises!!!
1: nos USA, em Itàlia e aqui mesmo na Belgica hà muita gente "vestida de igual", "tias" e ocisas do genero!
2: o efeito erecção/mini-saia, acontece em todo o lado... pensam que os belgas não têm pila???? e elas provocam imenso!!! pelo menos em portugal as mini-saias ainda têm 15cm de comprimento!!
3: epà, é verdade que hà gente pobre que prefere gastar o dinheiro noutras coisas que nos dentes, mas meus amigos... venham aqui a Antuérpia... quero ver quantos conseguem contar com os dentes perfeitos! para não falar em itàlia!
4: concordo!
5: é crime vender estas coisas???? se puderes comprar algo na feira, vais perguntar se o gaijo é "legal"? e não queriam legalizar as dogras? não vejo o stress!!
6: por vezes pode ser ridiculo o futebol, mas os inglese não se matam por isto???
7: concordo absolutamente... mas enquanto não acabarem todos os "big brother" e coisas do genero no mundo inteiro, acho melhor não olhar so para portugal... para além disso, se não queres ver, muda de canal!
8: hà em todo o lado!

se alguém vai a Portugal e vê só isto mais bom vinho e comida... é melhor pensar no "guia" e não nos habitantes!!!

(peço desculpa pela agressividade, hoje é mesmo um destes dias, mas eu não escolhi os posts dos blogues!, sorry fg)    

Posted by Blogger andrea

quarta-feira, 26 abril, 2006

Mais, mais, quero mais....    

Posted by Blogger Filipe Gil

quarta-feira, 26 abril, 2006

Estou a ver que és uma pessoa amargurada, triste com a vida, volta a Portugal e tenta olhar para as coisas boas, isso de criticar é muito fácil.

Enquanto não voltas a Portugal visita o meu blog http://imagenslisboa.blogspot.com    

Posted by Blogger Pedro Antunes

quarta-feira, 26 abril, 2006

Concordo com a bicuka em tudo o que disse no seu comentario.

No entanto gostava de acrescentar umas coisas. Nao querendo ofender ninguem, este tipo de comentarios do genero 'ai as madeixas daquelas' e 'olha tratam os filhos por voce' cheiram a complexo de inferioridade. Eu tambem nao gosto das madeixas loiras e nao trato os meus pais por voce, mas uma pessoa que nao consiga ver os outros para alem da roupa, do penteado ou da maneira de falar, se calhar, tem que olhar primeiro para si prorpio. A diferenca e boa, o respeito pela diferenca e ainda melhor.
Os Gatos Fedorentos sao, agora, o que sempre foram. So que agora tem mais dinheiro e condicoes para os sketches. Ha sketches na serie nova que sao geniais e ha outros secos, como nas outras series todas. Esta coisa de achar que uma coisa e boa quando e alternativa e do bota-abaixo quando finalmente e reconhecido e passa a mainstream tambem ja cheira mal.
A foto que puseste ai era para ilustrar o Portugal sem dentes? O Portugal que se veste mal?

Querem bater em Portugal olhem para o que realmente interessa. Da um bocado mais de trabalho, mas e' capaz de dar mais frutos.    

Posted by Anonymous Anónimo

quarta-feira, 26 abril, 2006

A foto que coloquei é, infelizmente, a ideia que ainda se tem internacionalmente sobre Portugal. Isto claro, fora algumas excepções. (mas não deixa de ser um foto querida de uma avó de alguém…quem me dera ter uma avó assim, já que nunca as conheci)

Mas Portugal é muito mais avançado do que a ideia internacional que se tem dele.

Quanto aos cabelos dourados, penso que a minha amiga que escreveu o texto quis referir-se à ideia que está por detrás disso, e ao seu conceito social. Em Portugal as pessoas ainda se vestem todas muito da mesma forma. E faz parte, sociologicamente, de uma tentativa de se inserirem num grupo – é como aquela mania de dar só 1 beijo. O que culturalmente nem faz parte dos nossos hábitos. Li algures que é a forma da Monarquia Inglesa se diferenciar da plebe….

Mas, resumindo, em Portugal as elites vestem-se desta forma, e com isso está toda a ideia do poder e de estar bem na vida. Se fores a uma Loja das Meias e não tiveres o look certo (Cascais, Lapa e afins) tratam-te muito mal. Eu já fiz o contrário, quando queria comprar alguma coisa lá, ia o mais chunga possível para os irritar.

Não é o conceito estético em si, mas sim a falta de diversidade e de respeito por pessoas que têm outras escolhas estéticas e que não fazem parte do Circo das Estrelas.

Penso ter-me feito entender, é difícil estar a escrever isto nas pausas do trabalho…


Ah. E nem eu, nem a minha amiga queremos mal a Portugal, muito pelo contrário. Falando por muito, conheço poucos tão patriota quanto eu. Por isso sinto muitas as coisas. Sofro por dentro por Portugal não estar melhor. Mas há-de estar...não perco as esperanças.    

Posted by Blogger Filipe Gil

quarta-feira, 26 abril, 2006

E porque e' que dar dois beijos faz culturalmente parte dos nossos habitos? nao entendo... faz tanto como dar dois e aqui dar tres. Eu por mim e' aperto de mao a toda gente, tou farta de confusoes! uns ja estao habituados aos 3, os italianos comecam pelo lado direito...
No outro dia conheci a namorada do meu primo que tambem vive ca e distraida, visto a maior parte dos convidados dele serem holandeses toca a esticar a mao, nao foi muito simpatico, mas eu nem teria reparado se nao me tivessem a chamado a atencao :-s    

Posted by Anonymous Anónimo

quarta-feira, 26 abril, 2006

Eu sei que nao queres mal a Portugal, nao quis dizer isso (disse?). Tambem escrevi a pressa...

O que quis dizer foi que do look cada um sabe de si. A mim tambem ja me trataram mal em lojas (tanto em Portugal como na Holanda, btw) por eu nao estar vestida e arranjada de acordo com o padrao. A essas pessoas entrego o meu mais profundo desprezo e o que elas possam pensar de mim nao me afecta. Mas se eu nao gosto que me rotulem porque por nao ter madeixas ou por nao ter roupa assim ou assada, tambem nao vou apontar o dedo a quem as tem so porque eu nao gosto. Porque no fundo e o mesmo erro. E na verdade o que cada um veste nao devia interessar a mais ninguem senao ao proprio e muito menos ser um rotulo imediato de 'tia' ou 'betinho' de 'xunga' ou 'jabardolas'

As elites (whatever that means) vestem-se da forma como quiserem. Nao significa logo que tenham de ser mas pessoas ou snobs so por vestirem o que vestem.

Se um tipo de classe alta despreza alguem porque esta mal vestido e considerado politicamente incorrecto. Se um tipo de classe media/baixa aponta o dedo a um tipo bem vestido ja e politicamente correcto. Para mim ambas as situacoes sao igualmente mas.

Desculpa estes testamentos, mas faz-me muita impressao que ainda se ligue tanto a aparencia. Seja ela qual for.    

Posted by Anonymous Anónimo

quarta-feira, 26 abril, 2006

Nao se trata de ligar a aparencias....nem vale a pena entrar em pormenores no que toca a mentalidades pois infelizmente também nao mudaram muito nestes 2 anos. Se eu quisesse ter feito comparaçoes entre Portugal e os outros paises, teria feito um grafico XPTO com corzinhas e amostras e acreditem que Portugal continuaria muito mal.
Eu devia ter incluido mais um ponto, quanto as coisas que nao mudaram. A dificuldade dos tugas em aceitar as criticas ao seu próprio pais. Basta ver pelos vossos comentários, ou outros tantos, noutros blogues.
Comecam logo com a cena de "tu deves ser um triste" "...complexos de inferioridade" e bla bla bla
Triste por conseguir ver mais alem do que até a fronteira de Vilar Formoso? triste por trocar o mais do mesmo pela diversidade? por ser rebelde? Inferioridade do que? Nem queria entrar por aqui, mas já passei pelo "mundinho" das guest-list,das areas vip e afins e acredita que ve muita baixaria nessas andanças, gente que faz tanto barulho a mastigar e a falar a boca cheia que ate diriam que eram efeitos especiais....
Tal como disse eu adoro Portugal e o autor deste blog, sabe porque serviu o fim de semana com as holandesas e o resultado que talvez terá em termos de promoção turistica. Também defendo as nossas cores, mas sinceramente tenho medo que o nosso Pais se afunde e que ninguem dos outros 24 ou mesmo o resto do mundo se de conta, nem mesmo os vizinhos espanhois pra lançar um alerta/SOS....
Da próxima vez que for a Portugal vou tentar comentar 7 ou 8 pontos de coisas extremamente positivas.
Ou entao porque nao comecam voces já a dar uma ideia?

A amiga do autor do blog    

Posted by Anonymous Anónimo

quinta-feira, 27 abril, 2006

Bem, fui apanhado de surpresa nesta troca de galhardetes inflamáveis..mas cm os blogs servem mmo p isto; troca de informação e sugestão, decidi deixar aqui o meu comment de agrado ao blog e aos posts que li, são de interesse.
Não vou comentar muito sobre a situação do país, ou a visão que têm dele os que estão in ou out do terreno português, mas uma coisa tb tenho a dizer, ha uns meses que tou a pensar bem na vidinha de imigrante..será o melhor? só o tempo e a minha vontade de viver o dirão!
Até Depois    

Posted by Anonymous Anónimo

quinta-feira, 27 abril, 2006

Isto fora na Eslovénia e na Croácia que é aperto de mão mesmo...beijinhos é mesmo só para as que conheci nos acampamentos que aí à nossa boa maneira cumprimentamos tudo à portuguesa hihihihih    

Posted by Blogger Pedro Sá

quinta-feira, 27 abril, 2006

Amiga do autor do blog,

Eu não só aceito críticas sobre Portugal como também as faço. Só que acho que o que está mal não são os cabelos dourados falsos nem as pessoas mastigarem de boca aberta. Antes fosse. O que está mal em Portugal é a justiça, o sistema de saúde, o sistema de educação com reformas a cada 2 anos, os lobis do futebol, dos médicos e das farmacêuticas, das construtoras, a falta de investimento, a falta da saídas profissionais, a fuga de cientistas, etc etc.
O que está mal é um governo que se intitula socialista fechar maternidades e escolas em zonas com pouca população porque não 'compensa', contribuindo cada vez mais para a desertificação dessas zonas ou pelo menos para a degradação da vida de quem tem que percorrer ainda mais quilómetros para ir à escola ou passar a fronteira para ter um filho. Isto é que me deprime.

Parece que temos visões diferentes. Não adianta discutir mais sobre isto, até porque este assunto já foi bastante batido neste blog. Também não foi minha intenção inflamar nada como o Andr3 disse.

Fica bem e bom dia da rainha :)    

Posted by Anonymous Anónimo

quinta-feira, 27 abril, 2006

Pois esses encerramentos são absolutamente necessários em nome da qualidade de serviço.

E seria uma monumental irresponsabilidade continuarem abertos.    

Posted by Blogger Pedro Sá

quinta-feira, 27 abril, 2006

Quase quepostava-mos o mesmo texto...    

Posted by Blogger C@B

sábado, 29 abril, 2006

Nao posso deixar de concordar pleanamente...a ansiedade e sonho de um dia ir viver pa
Amesterdao é cada vez maior...


david
www.mylifeisamovie2.blogspot.com    

Posted by Anonymous Anónimo

sábado, 29 abril, 2006

acho que já chego tarde a esta discussão, mas não queria deixar de meter a minha colher.

Tendo vivido 6 anos fora e recentemente regressado a Lisboa percebo de certa forma os desabafos de quem vem passar umas férias à "terra natal". Também eu os fazia, por alguma razão saímos.

Mas também percebo que criticar estando fora acaba por ser uma forma comóda de ver as coisas. Não se esqueçam que por muito que tenham vivido da cultura "estrangeira" (neste caso, holandesa), ainda não lhe pertencem verdadeiramente e passam ainda por um período em que existe tanto de novo para ver e descobrir, ou seja, um certo deslumbramento. Aos poucos irão ver que também essa sociedade têm os seus "dentes podres". Que serão outros, é certo. Segundo a minha experiência, depois de uns anos a maioria começa a voltar a crítica para o país de acolhimento.

Isto sem querer branquear os problemas que existem em Portugal, que são muitos como todos sabemos. Mas não acho que o mais indicado seja estar sempre a repisá-los. São coisas que se repetem por muitos blogs de estrangeirados. A maioria têm razão, mas muitos não conseguem perder uma certa sobranceria ao fazê-lo. Algo do género "nós tivemos a coragem de ir além das fronteiras".

Ao voltar e recomeçar a minha vida, sinto que faço a minha parte (muito ínfima, é certo) para contribuir um pouco para alterar certas coisas. Nem que seja ao pagar impostos cá.

Em relação aos "betos" e afins - fg, sempre tive a mesma atitude que tu em relação a isso. Começando agora a reentrar um pouco no mundo lisboeta, tenho descoberto muitos desses tipos com camisas aos quadrados que estão envolvidos em cenas alternativas, organizando festivais de cinema ou festas. Pessoas com visões tolerantes e abertas. Pelo contrário, na Alemanha conheci muita gente da suposta "cena alternativa musical blasé" muito concentrada nos seus códigos de roupa e gostos, muito fechados a quem não seguisse os seus rituais.

Pronto, acho que foi isto que eu queria dizer.    

Posted by Anonymous Anónimo

» Enviar um comentário

Powered by Blogger