De socas nos pés

Dos Países Baixos para o mundo...

Contra as Touradas, sempre!

Ontem em Lisboa: Contra as Touradas, sempre!

Yesterday in Lisbon: Against the bullfight, always!



Os manifestantes (against bullfight):





Os aficionados da barbárie (in favor of the bullfight):




« Home | Next »
| Next »
| Next »
| Next »
| Next »
| Next »
| Next »
| Next »
| Next »
| Next »

sexta-feira, 19 maio, 2006

Acho muita piada às pessoas anti-touradas... As corridas de touros são muito más, mas depois não se importam nada de comer carne de vaca, em que o animal vive no maximo 2 anos e fica fechado num cubiculo para engordar. Ao menos no caso dos touros que vão ser toureados vivem no mínimo 6 anos e no campo, o seu habitat natural. Mais vale sofrer 15 minutos e viver bem durante 6 anos, que viver mal durante dois! É apenas a minha opinião. Vivam as touradas!    

Posted by Anonymous Anónimo

sexta-feira, 19 maio, 2006

o fim das touradas está para breve! assim esperamos!    

Posted by Blogger andrea

sexta-feira, 19 maio, 2006

Então esperem sentados. As touradas não vão acabar! E ainda bem. Por acaso não te passa pela cabeça que não haveria touros sem touradas? Ou tu conheces touros na Holanda, Inglaterra, Alemanha, Polónia...?    

Posted by Anonymous Anónimo

sexta-feira, 19 maio, 2006

trata muito bem os teus touros... pelos vistos há quem se sinta mais homem por os ter por perto... até te enfiarem um corno onde o sol não brilha!

divirtam-se lá enquanto poderem!    

Posted by Blogger andrea

sexta-feira, 19 maio, 2006

Que belo argumento... Sim senhor... Podes continuar a comer as tuas vaquinhas criadas num cubículo e a comer químicos o dia todo... E olha que as vacas também têm cornos... Por isso cuidado!    

Posted by Anonymous Anónimo

sexta-feira, 19 maio, 2006

E olha... Escreve-se "puderem" e nao "poderem". E quanto ao "corno onde o sol não brilha", só demonstra o teu carácter e a tua boa educação! Cumprimentos taurinos!    

Posted by Anonymous Anónimo

sexta-feira, 19 maio, 2006

Por acaso também acho piada aos defensores das touradas... Pela forma como falas, deves ser com certeza daqueles "valentões" que vão lá para baixo colocar-se frente-a-frente com o touro, arriscando a já referida cornada no sítio onde o sol não brilha. Ou serás antes mais reservado, preferindo assim fazer parte da elite que se limita a ficar sentada a apreciar o bonito espectáculo que é ver um animal ser picado e gozado? E o argumento das vaquinhas que, cruelmente, comemos é, de facto, muito evoluído. Quererás, porventura, comparar o acto de criar e matar animais para comer com o de gozar e torturar para simples divertimento? Ambos são opcionais, é certo, mas não me parecem, de todo, comparáveis. A menos que te faltem outro tipo de argumentos...    

Posted by Blogger jota

sexta-feira, 19 maio, 2006

Se sou valentão ou reservado é indiferente para o caso... Dizes que o animal é gozado. Nada mais errado. O touro não é gozado numa corrida, é um dos pilares do espectáculo. Podes não acreditar, mas se há pessoas que respeitam os touros são precisamente os toureiros e os forcados. E claro que o modo como são tratados os bovinos que, provavelmente, consomes é comparável com a maneira como os touros são tratados. Uns vivem miseravelmente sem espaço e drogados todos os dias, os outros vivem em espaço aberto e mais do triplo dos anos. Sem esquecer que se não houvesse corrida de touros, não existiriam touros... Tão simples quanto isso! Podes achar idiota, mas o facto de existirem touradas faz com que a espécie ainda exista... Abraço cordial!    

Posted by Anonymous Anónimo

sexta-feira, 19 maio, 2006

Presumo que sejas, também, a favor das lutas de cães. Afinal, é graças a elas que os Pitbull existem e são tão populares. Entre uma determinada franja da nossa população, é certo. Mas são. E isso não torna o espectáculo (?) menos degradante. Peço desculpa pela minha falta de visão, mas não consigo achar piada a humanos a sujeitarem animais a tratamentos pouco edificantes em razão de um divertimento que, por isso, considero egoísta. Não consigo mesmo...    

Posted by Blogger jota

sábado, 20 maio, 2006

Uma coisa que aprendi na Holanda e' que todos temos a liberdade de fazermos o que queremos desde que nao interfiramos com o vizinho do lado!!!
Por acaso tourada ate costuma ser num recinto fechado, quem nao gosta de touradas nao as va ver...
Quem gosta, pague o bilhete e entre...
A vida e' simples e todos somos diferentes, so temos que aprender a viver com respeito pelos outros, quer gostem quer nao!!!    

Posted by Anonymous Anónimo

sábado, 20 maio, 2006

Bom, eu também já estive na Holanda e não vi nada disso. Há regras como noutro sítio qualquer. Quem quiser maltratar um animal ou bater na mulher vai preso, mesmo que não incomode o vizinho e lhe diga para não olhar se não gosta.
É precisamente por isso que é considerado um país mais civilizado que o nosso.

É complicado discutir este assunto de uma forma racional porque o único argumento inteligente que um defensor de touradas pode ter é "fui educado a gostar daquilo e por isso é-me difícil rejeitar essa cultura". De facto, tudo o resto que se tente usar para justificar a agressão ao animal vai soar a falta de inteligência. Não porque não a tenham, mas porque ao tentarmos à força explicar a lógica do que não é lógico, vamos muito provavelmente parecer burros.
É o que acontece quando se diz por exemplo que a tourada é boa porque sem ela não havia Touros.
É que na Austrália há cangurus mesmo sem estes servirem para nada. Mas claro, a Austrália ainda é bastante longe da Holanda...    

Posted by Anonymous Anónimo

sábado, 20 maio, 2006

Outra coisa que soa a burrice é tentar fazer das pessoas anti-touradas responsáveis pela criação em más condições de animais para comer. Quem gosta de touradas só come bifes no dia a seguir à tourada? Então na sexta-feira foi tudo ao bitoque na Portugália, com certeza.    

Posted by Anonymous Anónimo

sábado, 20 maio, 2006

E dizer que não há quem goste tanto do Touro como o Toureiro também me parece estranho. É evidente que lhe dá valor como um pastor às ovelhas. É o que lhe dá sustento. Mas "gostar" é outra coisa.
A não ser que o Toureiro vá pra casa chorar depois, arrependido do que fez ao animal de que tanto gostava.

Acho que os aficionados têm que pôr na cabeça que o Touro não está ali de livre vontade e que, se pudesse escolher, não entrava naquele combate.
A Tourada é "desenhada" e construída pelo toureiro. O jogo está "viciado" à partida e tudo é pensado e estudado para o toureiro iludir e vencer o Touro. Isso não me parece uma atitude nada nobre. Honestamente, acho que têm muito a aprender sobre o que é nobreza de carácter.    

Posted by Anonymous Anónimo

segunda-feira, 22 maio, 2006

Digo e repito. Não há touros sem touradas! Por alguma razão este espécir só existe nos países onde se pratica a corrida de touros... É um facto e de nada vale dizer que este animal podia ser utilizado para outros fins. Se não na Alemanha, Inglaterra, Itália, etc, tinham touros... Não achas? Eu respeito quem não gosta de touradas, mas francamente... estas associações de defesa dos animais preocupam-se demasiado com umas coisas e nada com outras... Querem é aparecer na talevisão... Não são os únicos... Mas revela muita coisa...    

Posted by Anonymous Anónimo

segunda-feira, 22 maio, 2006

Mas desde quando é que um animal deve ter um fim, um propósito? Por que raio nós, Homens, temos que manter esta postura de animal superior e dominante que subjuga todos os outros? Para que nos servem um lince, um lobo ou um golfinho? Para nada, além de manterem o equilíbrio do eco-sistema e para nosso prazer. Sim, porque ainda há quem tenha prazer só em saber que uma espécie resiste ao passar dos tempos e é livre de fazer o quem entende sem ser maltratada. E sem ter que fazer parte de um espectáculo de televisão...    

Posted by Blogger jota

segunda-feira, 22 maio, 2006

Será melhor que a espécie deixe de existir? Eu respeito quem fica impressionado por ver uma tourada e até compreendo, mas terão de concordar que os touros só existem porque ainda há países que praticam touradas. E ninguém manterá esta espécie se não houver este propósito. Pode ser cruel... mas é mesmo assim. Abraços a todos!    

Posted by Anonymous Anónimo

segunda-feira, 22 maio, 2006

????!!!???? Continuo sem perceber esta discussao de cegos-surdos-mudos...
Uns dizem "coitadinhos dos bichinhos", outro dizem "o bicho e' meu, faco o que quero"...
Quem e' que tem razao afinal?!?
Ninguem me parece conhecedor da razao, mas argumentam todos sem fazerem o minimo esforco de compreender a outra parte...
Milhoes ja morreram por causa da incompreensao e milhoes vao continuar a morrer por causa dessa mesma razao!!!    

Posted by Anonymous Anónimo

segunda-feira, 22 maio, 2006

A posição dessas associações é completamente fascista. Com as letras todas.

Lá porque não gostam, querem proibir os outros.

Como bem diz um amigo meu ribatejano, esses manifestantes anti-touradas não percebem é nada da coisa. E estou AINDA mais à vontade para dizer isto, porque não gosto minimamente da coisa.

E não me venham cá dizer que os outros países são mais civilizados que o nosso só por terem hábitos diferentes. Haver gente a pensar que temos que adoptar os hábitos e pensamentos dos outros só por serem mais ricos é dos principais entraves ao nosso maior desenvolvimento. Vão a Espanha a ver se há alguém assim, ou pelo menos algum número significativo de gente.    

Posted by Blogger Pedro Sá

segunda-feira, 22 maio, 2006

Pedro Sá, dizer que alguém é fascista por querer proibir uma coisa é um erro. Vamos tentar ser inteligentes aqui. Acho que basta reflectires um bocadinho.
Sabes que é proibido violar mulheres? Sabes que as lutas de cães são proibidas? Achas tudo isto fascista?
Eu não sou de nenhuma associação animal e nem é que não goste de touradas. Acho apenas que é inadmissível sujeitar um animal aquelas agressões só porque é bonito e diverte as pessoas. É uma questão de princípios.    

Posted by Anonymous Anónimo

segunda-feira, 22 maio, 2006

TG, quanto a ti, só te posso dizer que és um génio. Descobriste uma maneira de evitar a extinção dos animais. Agora é só aplicar isso aos Pandas e outros que estejam nesse risco.
Podíamos arranjar um espectáculo em que se arrancassem os olhos aos pandas, ou lhes batessemos com uns bastões.
Os Pandas iam agradecer e nós também, que ficávamos com mais uma maneira de nos divertir. Há tão poucas, hoje em dia...    

Posted by Anonymous Anónimo

segunda-feira, 22 maio, 2006

Coke said...
"todos temos a liberdade de fazermos o que queremos desde que nao interfiramos com o vizinho do lado!!!
Por acaso tourada ate costuma ser num recinto fechado, quem nao gosta de touradas nao as va ver..."

- e se o vizinho do lado fôr um Touro?    

Posted by Anonymous Anónimo

segunda-feira, 22 maio, 2006

Rui, eu referia-me à espécie Touro... E a verdade é que não existem touros em países sem touradas! Como explicas isto? Só há touros em Portugal e Espanha. Coincidência das coincidências são os únicos países europeus onde se pratica tourada! Dizer que os touros podiam existir sem touradas é uma utopia. Se não aconteceu noutros Estados, ditos civilizados, aqui e em Espanha também não... Mas continuo a dizer que percebo que uma pessoa fique sensibilizada por ver uma tourada. Que não goste, que ache cruel... Percebo isso tudo! Mas o que eu digo também não deixa de ser verdade. Não sou extremista e não me interessa nada ferir susceptibilidades... Mas a verdade é que as touradas fazem bem menos mal comparativamente à forma como saqo tratados todos os animais que comemos... Já para não usar o argumento da tradição... Mas esse é muito falível... De qualquer forma, a tourada faz parte da nossa cultura, goste-se ou não... É cruel para o touro? Pode ser, se bem que há quem diga que o animal não sofre tanto como alguns querem fazer crer. Mas sobre isso não falo porque não sei. Mas sei que o touro tem uma vida optima durante 6 ou 7 anos. Basta ir ao Ribatejo ou Alentejo e ver. Às vezes o que mais me irrita é que esta gente das associações de defesa dos animais são uns meninos pseudo-intelectuais do politicamente correcto que nunca souberam o que é o campo! Aquele Miguel Moutinho da Associação Animal é o maior exemplo disso. Nem sabe do que fala! Que tal fazerem manifestações nos matadouros? Sabem como são mortas as vacas? Sabem de que forma sao mortos os frangos? Um dia vão ver e depois digam o que é mais cruel! O mal neste país é falar-se do que não se sabe... Há sempre muitas opiniões, eu próprio sobre desse mal... Hehehehe! Mas ao menos que se fale do que se sabe! Já não é mau! Vão à lezíria ribatejana e vejam como são tratados os touros e depois vão a um matadouro e comparem! Sabiam que no caso dos touros mais bravos, eles são poupados e tratados e voltam para o campo até morrer naturalmente? Sabiam que depois da tourada o touro é morto de forma a não sofrer? Sabiam que uma tourada tem que ter sempre, pelo menos, um médico veterinário?
Eu acho é que não se pode entrar em extremismos! Que não se goste eu percebo! Eu também não gosto dos Malucos do Riso e o programa é capaz de fazer bem pior à mentalidade deste Povo que as Touradas!
E se formos extremistas, nesse caso nem se podia montar a cavalo... Coitado do cavalo que tem de levar com uma pessoa em cima e as botas dos cavaleiros têm esporas que ferem o animal... Nem se pode usar Dum-Dum porque coitadinhas das melgas e mosquitos, que também têm direito à vida! Há que ter sensatez! Um abraço a todas e todos!    

Posted by Anonymous Anónimo

segunda-feira, 22 maio, 2006

TG, considero que tens razão em relação a muitas das coisas que acabaste de dizer. Acho que reflectes em relação a estes assuntos e por isso respondo aqui às questões em que acho que posso contribuir para continuares a fazê-lo:
Quando falo da questão "extinção", a única coisa que me interessa transmitir (admitindo que é verdade o que dizes) é que não vejo a mínima vantagem para uma espécie em existir com o objectivo de ser um dia "torturada" (e morta de seguida). Não considero portanto legítimo que os criadores de Touros digam que fazem algum "favor" a alguém que não a si e ao seu negócio (a mim não fazem e aos Touros penso que muito menos). Fazem-nos nascer e criam-nos durante 5 anos para finalmente os massacrarem num espectáculo violento.
É como fazer nascer rafeiros para os deixarem ser atropelados na estrada. Não vejo nada nem de útil nem de nobre nisso.
Acho que é uma posição clara e correcta, a minha.
Quanto às tradições, mudam-se!
Quanto às melgas, matam-se as que nos atacam.
Quanto ao resto, tens toda a razão, ainda há muitas coisas que deviam ser diferentes.
Um abraço    

Posted by Anonymous Anónimo

terça-feira, 23 maio, 2006

Pedro Sá:
> Lá porque não gostam, querem proibir os outros.
Não é porque não se gosta, é porque está errado.
Quanto a gostar, gostava que espetassem as bandarilhas nos toureiros e aficionados... Mais infelizmente, isso alguém deve ter decidido que estava errado.

> E não me venham cá dizer que os outros países são mais civilizados que o nosso só por terem hábitos diferentes
Não é por terem hábitos diferentes que são mais civilizados, é porque como são civilizados têm hábitos diferentes

> Vão a Espanha a ver se há alguém assim
Barcelona votes to end bullfights:
http://news.bbc.co.uk/2/hi/europe/3605225.stm


TG
> Digo e repito. Não há touros sem touradas!
Podíamos de igual modo criar uma subespécie humana com origem nos filhos de toureiros e aficionados, cujo o objectivo de vida é servir e divertir pedófilos. Eram bem tratados e viviam felizes, excepto nos dias em que cumpriam os seus desígnios.

Tenho a mesma opinião em relação aos malucos do riso, só que quando mudo de canal, não fico a pensar que os actores estão lá sem terem tido liberdade de escolha, estão a serem torturados, e a seguir vão ser mortos.    

Posted by Anonymous Anónimo

terça-feira, 23 maio, 2006

Nuno, quanto ao teu argumento nem respondo... É mau demais e profundamente demagógico... Comparas alhos com bogalhos. Felicidades!    

Posted by Anonymous Anónimo

terça-feira, 23 maio, 2006

Recuso-me totalmente a passar a nós próprios um atestado de incivilização por natureza.

Acaso pensam que para esses lados do Norte da Europa nunca houve touradas ?

E não vejo razão nenhuma para se ter pena dos touros enquanto se matam moscas. Deixem-se de hipocrisias: juridicamente os animais são e serão COISAS.    

Posted by Blogger Pedro Sá

terça-feira, 23 maio, 2006

Pedro Sá, há qualquer coisa aqui que tu não estás a entender.
Nós de facto somos incivilizados por natureza. O que acontece é que depois evoluímos, aprendemos e tornamo-nos civilizados (pelo menos alguns de nós). No Norte da Europa provavelmente já houve muitas barbaridades, mas foram diminuindo à medida que eles foram evoluíndo.
Quanto às moscas, matamo-las porque nos incomodam e transmitem doenças. Ninguém se diverte com isso?
O que é que é complicado de entender nisto tudo?    

Posted by Anonymous Anónimo

quarta-feira, 24 maio, 2006

e TG, eu acho que demagógico é as pessoas fingirem que o Touro é um animal diferente dos outros. Se fosse um cão, um cavalo, um golfinho ou mesmo a tal subspécie humana, a agressão e morte para fins lúdicos era imoral, agora como é um Touro e os teus pais te ensinaram que os Touros servem é pra isso, pronto, está tudo bem.    

Posted by Anonymous Anónimo

quarta-feira, 24 maio, 2006

Há aqui algo que está mal desde o início.

PORQUE é que se considera as touradas uma coisa incivilizada ? Tenho a certeza que se elas existissem nos países mais ricos e não na Península Ibérica toda a gente achava algo de civilizadíssimo.    

Posted by Blogger Pedro Sá

quarta-feira, 24 maio, 2006

Oh Rui... não me conheces nem à minha família... Por isso não sabes o que os meus pais me ensinaram ou deixaram de ensinar. Não fales do que não sabes... Espero ver-te em manifestações contra as pessoas que montam a cavalo e a defender a vida das moscas, mosquitos, carraças, baratas e afins. Também são seres vivos, não são? Abraço cordial. E não metas a família dos outros no debate, que não têm nada a ver com o assunto.    

Posted by Anonymous Anónimo

quarta-feira, 24 maio, 2006

Depois de prometer a mim mesmo não contribuir com mais argumentos para esta discussão, vejo-me obrigado a reconhecer que é difícil ficar quieto quando leio os disparates que aqui se escrevem. Deixem-me ver se percebi bem:
- matar uma mosca é o mesmo que criar um touro para que possa representar o seu papel num espectáculo de onde ele sairá sempre derrotado;
- as touradas só não são civilizadas porque os países assim ditos e reconhecidos não as têm (vá lá saber-se por que razão!);
- quem está contra as touradas, devia estar também contra quem monta a cavalo, ainda que estes, no final do passeio não matem os cavalos e se limitem a tratá-los com respeito;
- os animais, juridicamente, são apenas coisas e, uma vez que há pessoas que não gostam nem respeitam coisa nenhuma, podemos fazer com eles o que bem entendermos;
- sem touradas não existiriam touros;
- sem touradas não existiriam touros;
- sem touradas não existiriam touros.

Basicamente é isto, certo? Faz sentido, sim senhor. Agora, se me permitem, vou para casa passear uma coisa que lá tenho e que, contra a opinião de alguns, insisto em tratar com amor e respeito.    

Posted by Blogger jota

quarta-feira, 24 maio, 2006

Para rematar, vamos organizar-nos e fazer umas canguruzadas?

É assim: arranjamos uns boomerangs (nada a ver com a Optimus, embora o patrocinio possa ser interessante), e manda-mos com eles às cabeças dos cangurus. Quem acertar em mais de um ao mesmo tempo é levantado em ombros e glorificado na Arena. No final, juntamos em fila e tentamos colocar um pedaço de arame farpado na bolsa marupial do animal sem ele nos dar uns valentos murros. Que tal?

É que se não o fizermos os cangurus irão desaparecer da face da terra, já que não servem para mais nada....Ah! Esqueci-me de dizer, até eles irem para a arena serão tratados com o maior carinho. Ok???    

Posted by Blogger Filipe Gil

quarta-feira, 24 maio, 2006

Bom, realmente isto já começa a ser redundante. Andamos às voltas. E o Gazu começa a ter razão. Parece não valer a pena andar aqui a perder tempo. À questão da mosca já respondi (e adiciono que não sou contra a morte em si, sou contra a violência e agressão por divertimento) e à questão dos países civilizados respondeu o Nuno.

Só me resta dizer-te, TG, que se te sentes ofendido por ter mencionado os teus pais peço desculpa. Não foi com a mínima intenção de atacar nem agredir ninguém, honestamente. Utilizei a expressão para descrever simplesmente que penso que este tipo de coisas têm raiz na educação dos pais (de uma forma geral) e é por isso que é tão dificil que essas pessoas as critiquem e reflitam com isenção sobre o assunto.    

Posted by Anonymous Anónimo

quarta-feira, 24 maio, 2006

Oh mano Gil... Não compares o que não é comparável... Diz-me um país onde haja touros e não se pratique tourada. e não confundir com bois... hehehe! Rui, não me senti ofendido com a alusão familiar, mas para tua informação os meus pais não têm nada a ver com touros ou touradas. A minha mãe nem gosta (também tem pena dos animais) e o meu pai não liga a estas temáticas. O resto da família "está-se nas tintas" para este problema. Eu gosto de touradas apenas porque gosto. Não vos sei explicar. Mas não sou fanático deste espectáculo, nem sequer sou assíduo de praças de touros. Só acho que faz parte da nossa cultura, que precisa de ser defendida deste politicamente correcto globalizado em que vivemos. E o que mais detesto neste mundo é pensamentos globais. Bem, já estou a fugir ao tema... Mas esta coisa das associações de defesa de animais e as pessoas que as seguem é irritante. São gente que só vê as coisas de forma superficial sem ter estudado e investigado os assuntos a sério. Como jornalista já falei com o Miguel Moutinho da Associação Animal e esse tipo nunca foi a uma ganadaria, nem sequer costuma ir para o interior do País conhecer a realidade das coisas. Como lisboeta que sou com orgulho, acho imprescindível conhecer bem as realidades das nossas sociedades (e disse no plural de propósito). Não conhecer sociologicamente as várias realidades que existem em Portugal é não conhecer Portugal. É sempre fácil falar que se é contra as touradas e dizer que os touros sofrem muito. Prefiro ficar do lado dos mais fracos (agora vão mandar mil mensagens a dizer que fracos são os touros porque não escolheram estar numa arena). E como eu gosto de uma boa discussão e de argumentar mandei aquela primeira mensagem a defender as touradas. Parece que resultou! de qualquer forma não retiro nada do que disse. É mesmo o que penso. Só que ficaram com a ideia que eu sou um fanático de touradas, que não perco uma e até que os meus pais devem ter uma herdade com touros e cavalos. Nada mais errado! Sou bem citadino e nunca os meus pais me incentivaram para as touradas! Só acho que as touradas não devem acabar, por muito más que sejam para a cabeça de várias pessoas. Faz parte da nossa cultura, quer gostem ou não. E dizem que a cultura evolui... Tem-se visto como tem evoluído... sempre para pior! Abraços a todos! E ainda bem que cá vim. Pelo menos animei o blogue do mano Filipe! :-) Tiago    

Posted by Anonymous Anónimo

quarta-feira, 24 maio, 2006

Sim já se percebeu os vários pontos de vista e não há nada a fazer para os mudar.
Ninguém quer falar sobre esse ganda cromo que é o Carrilho?
:)    

Posted by Anonymous Anónimo

quarta-feira, 24 maio, 2006

TG, quando falas, pareces muito equilibrado e de repente às vezes, zás: pata na poça.
Compreendo que gostes de uma boa discussão, mas o ideal era servires-te dela para refinares as tuas opiniões. Quando dizes que não retiras nada ao que dizes mostras que não estás disposto a evoluir, aprender e melhorar.

Vou tentar ser claro e objectivo mostrando-te onde erram algumas das tuas análises:
Dizes que não gostas de pensamentos em massa mas admiras a cultura das massas (onde estão enraizadas as touradas).
Dizes que as touradas são más para a cabeça de várias pessoas, mas não, elas são más é para os Touros. E há pessoas que consideram incorrecto maltratar animais só porque se pode. Acho que precisas de entender bem este ponto. Não é nada contra a cultura, contra o povo, contra a carne etc. É contra provocar sofrimento para nos divertirmos.
Acerca de associações de animais, conheço pouco, mas vejo-te a falar disso de uma forma tão generalista que me parece que incorres no que criticas ao dizer que essa gente fala de forma superficial e sem investigar os assuntos.
Eu não conheço ninguém dessas associações, mas honestamente a ideia com que fico é que são pessoas que se preocupam com o bem estar dos animais. Não me parece nada de incorrecto, e muito mais nobre que, pelo contrário, promover o seu sofrimento e morte.
Gajos parvos há em todo o lado.
E sim, a cultura tem evoluído ao longo dos tempos (infelizmente menos do que seria desejado). Se precisas que ilustre este ponto, estou disposto a fazê-lo.

Contigo, por exemplo, aprendi uma coisa que mostra que estava enganado. Eu achava que a maioria das pessoas adquiria o gosto pelas Touradas através da familia e educação, sendo por isso tão dificil colocar tais práticas em causa.
Já agora não me importava que me esclarecesses melhor em relação ao teu caso, explicando-me de onde vem essa posição. Obrigado.    

Posted by Anonymous Anónimo

quarta-feira, 24 maio, 2006

Amigo Rui, Gostar de touradas não está nada generalizado... Não são assim tantas as pessoas que gostam de touradas... O que é moda hoje em dia é dizer mal das touradas... Mas acredito piamente que não é por isso que tu não gostas. Achas uma crueldade! tudo bem... eu entendo isso perfeitamente. De qualquer forma as touradas não são uma cultura de grandes massas e muito menos é algo globalizado, que era o que eu me referia no post anterior. Quando digo que não retiro nada ao que disse tem a ver com a posição geral. Continuo a achar que as touradas devem continuar e que a crueldade a que todos se referem é bem menor que muitas outras coisas que se passam nas nossas sociedades. Podes dizer que este é um mau argumento... Até pode ser, mas tudo na vida é relativo. E acredito e sei também com toda a certeza que se acabassem as touradas deixariamos de ter touros no planeta. Ninguém aqui ou em lado nenhum me disse um único país onde existissem touros e não se praticassem touradas. E claro que estou sempre disposto a ouvir, evoluir, aprender e melhorar. Que solução para este dilema entre os fanáticos do fim das touradas e os fanáticos da continuação das touradas? Se calhar vou dizer uma barbaridade, porque não tenho conhecimentos suficientes sobre o assunto, mas talvez seja possível existir touradas sem ferir o animal. No caso dos forcados o problema da tortura não existe. No caso dos cavaleiros talvez haja uma forma de haver espectáculo sem ferir o animal. Na minha mais que modesta opinião o circo é bem pior que uma tourada... (Desculpem introduzir isto do circo, mas lembrei-me agora) Os animais do circo vivem anos e anos fechados em jaulas e dão-lhes sedativos... Nas touradas (lá vou eu repetir-me) os animais vivem muitos anos num espaço livre. O sofrimento de que falam dura apenas 15 minutos (desculpem o "apenas", que pode parecer cruel, mas é comparativamente aos anos que vivem). E acho que não se deve acabar a tradição. Se houver uma forma de melhorar óptimo! E depois há algumas (muitas!) pessoas que não gostam de touradas porque são preconceituosas em relação às pessoas que gostam de touradas (aposto que não é o teu caso, Rui). São uns betinhos armados em Marialvas vindos das melhores famílias do Ribatejo e Alentejo, sobretudo. Ou então são uns labregos do campo e ignorantes. Esta é a opinião de várias pessoas anti-touradas... normalmente ligadas ao Bloco de Esquerda. E olha que eu sou de esquerda...
Eu comecei a gostar de touradas porque em puto via na televisão e ficava fascinado com o que via. Além disso gosto de cavalos, porque desde que nasci andei metido em concursos hípicos por causa do meu pai, apesar de ter praticado apenas dois anos na adolescência. Mas nada me liga às touradas, nem na família, nem nos amigos... Mas a minha família influencia-me pouco. Ou acho eu que me influencia pouco... já nem sei. Tive uma educação muito católica e hoje em dia considero-me agnóstico, quase ateu... O meu pai é mais à direita politicamente e eu sou de esquerda... Se calhar influenciam, mas ao contrário. Hehehe. É a negação das origens. Se bem que a minha mãe também é de esquerda... Bem... daqui a pouco conto a história da minha família toda por causa dos touros!!! Hehehe!
Rui, ficaste mais esclarecido ou o que eu escrevi foi uma confusão tremenda? É que estou a escrever conforme vou pensando e nem reli... Abraço! PS: Se houver frases mal construídas ou estranhas dêem-me um desconto... ;-)    

Posted by Anonymous Anónimo

terça-feira, 30 maio, 2006

OK, TG. Acho que já não preciso de dizer mais nada. Pareces ser uma pessoa esclarecida e com capacidade de reflexão. No teu caso, gostar de Touradas não pode ser imputado à ignorância. Podes passar por parvo ao tentar justificá-las de algumas maneiras, mas acho que não o és. Assim, pouco mais tenho a fazer. Deixo aqui apenas um link em que podes ler.
www.fightbull.com
Um abraço    

Posted by Anonymous Anónimo

» Enviar um comentário

Powered by Blogger