De socas nos pés

Dos Países Baixos para o mundo...

A Europa


Quando era puto sempre tive uma paixão: a Europa. Essa coisa ainda desconhecida no Portugal do início dos anos 80 em que só os mais ricos tinham oportunidade de visitar. Os mais ricos, os jogadores de futebol e os cantores que eram escolhidos para o Festival da Canção.

Lembro-me até que a minha escolha clubista (a favor do grande, enorme, Glorioso SLB) foi muito em função da equipa portuguesa que era mais conhecida no estrangeiro. E, para mal da minha família de lagartos, escolhi a equipa que pouco tempo depois foi a uma final da Taça UEFA (contra o Anderlecht). Percebi então que a escolha tinha sido acertada!!. E mesmo com duas épocas em Alvalade arrastado pela família onde torcia sempre pelos adversários (excepção feita quando era o FCP, pois eu sou daqueles que num jogo entre lagartos e tripeiros, a minha costela sportinguista vem ao de cima), mas, como escrevia, nem em duas épocas de José de Alvalade me viraram. Tudo porque sentia um orgulho ao ler A Bola e o Record e perceber que o SLB era o maior clube português além fronteiras. Isso e o Bento, o Humberto Coelho, o Néné, o Carlos Manuel e o Diamantino. Para além da equiparem de encarnado, claro!

Quanto ao festival da canção lembro-me de ouvir a ligação à Eurovisão e sentir pele de galinha. Iria por umas horas estar em ligação com outras pessoas por essa Europa fora. Depois gramava o festival inteiro na esperança que as canções suecas, dinamarquesas e holandesas fossem abrilhantadas por cantoras loiras de olhos azuis e os rostos com traços nórdicos – e com vestido reduzidos. No final torcia também por Portugal e até achava a Dora bem gira. Adorava quando ouvia: Le Pays Bas 8 point; the Netherlands 8 points….e quando a Espanha dava 12 pontos a Portugal era o delírio total ( também porque geralmente era os únicos pontos que obtínhamos).

E confesso que fiquei muito contente quando, no alto dos meus 10 anos assisti à assinatura da adesão à então CEE. Foi a partir daquele momento que achei que, tal como os miúdos espanhóis, gregos, holandeses, franceses, fazíamos todos parte de uma coisa grande diversa e muito bonita, e com igualdade de oportunidades para todos (mas isto já é outro assunto…)

A paixão foi tão grande que a partir de uma certa altura comecei a pensar seriamente em viver na Europa. E agora aqui estou. Na Europa do Norte, a sentir saudades da Europa do Sul e a descobrir-me, a cada dia que passa sou mais português, mas também cada vez mais europeu. (E também a pensar como é porra de difícil arranjar um trabalho na minha área)

Era mesmo só isto, agora podem voltar ao que estavam a fazer…
« Home | Next »
| Next »
| Next »
| Next »
| Next »
| Next »
| Next »
| Next »
| Next »
| Next »

terça-feira, 16 maio, 2006

Está explicado "Tudo porque sentia um orgulho ao ler A Bola e o Record e perceber que o SLB era o maior clube português além fronteiras." más influências ;)    

Posted by Anonymous Anónimo

terça-feira, 16 maio, 2006

Oh meu irmão... Se há coisa que me irrita é chamar Europa a tudo o que fica neste Continente para lá da fronteira nacional ou depois dos Pirinéus. Portugal sempre foi Europa! E é mesmo um dos 5 mais antigos de todo o Continente, para além de ter as fronteiras mais antigas. Se há País verdadeiramente europeu, é Portugal. Podemos é não gostar da mentalidade deste canto da Europa, mas isso já é outra coisa. Portugal é europeu muito antes da maioria dos outros. Existimos desde 1143 enquanto Nação. Itália enquanto País não tem sequer 200 anos... E este é só um exemplo!    

Posted by Anonymous Anónimo

quarta-feira, 17 maio, 2006

Mas era mesmo isso que eu queria dizer!!!! Claro que sempre fomos e seremos Europa, mas desde pequenos que oiço essa história salazarenta de a Europa estar para lá de Badajoz. E é contra isso que sempre me opus, porque é uma estupidez. Nós somos Europa desde que existimos, as nossas mentalidades - de algumas pessoas, claro -, é que são mais sul-americanas...    

Posted by Blogger Filipe Gil

quinta-feira, 18 maio, 2006

"Tudo porque sentia um orgulho ao ler A Bola e o Record e perceber que o SLB era o maior clube português além fronteiras..."

Escolhes os piores barómetros....ou isso é tudo saudosismo?    

Posted by Anonymous Anónimo

terça-feira, 23 maio, 2006

Adorei o teu post pá!!!
Está um espectáculo!!!
Os "trintinhas" certamente que se podem rever todos neste post!
Preferências clubísticas à parte, é claro...    

Posted by Blogger C@B

» Enviar um comentário

Powered by Blogger