De socas nos pés

Dos Países Baixos para o mundo...

Last Day

segunda-feira, julho 31, 2006

Depois de um grande fim-de-semana, que ainda está a deixar as suas mazelas, estas são as minhas horas na cadeira da Tribune Media Amsterdam - TV DATA. O meu último dia. Um misto de estranheza...com isso mesmo, estranheza (e algum sono, confesso). Foi interessante, muito. Apesar do trabalho ser algo chato e monótono, é um emprego não muito pesado e que nos permite conhecer muita gente de várias nacionalidades.

Acabou, venha o próximo, daqui a 15 dias. Agora, e com mais tempo, é amar a minha Amesterdão, todos os dias.

; )

sexta-feira, julho 28, 2006

Já está!

terça-feira, julho 25, 2006
Já está! Estou oficialmente fora da Holanda a partir de dia 15 de Agosto de 2006. Faz por esta altura precisamente 10 anos em que vim pela primeira vez à Holanda.

Vim com uma namorada da altura, que tinha família a viver em Den Haag. Cheguei e apaixonei-me pela cidade (Amesterdão), cultura, modo de vida, e pela beleza das nativas. Os meus amigos sabem que, quando voltei para Portugal, naquela altura, não me calei de falar da Holanda pelos meses seguintes.

Oito anos depois cheguei para viver cá.

Agora, dois anos depois, dez anos depois de ter pisado solo holandês, estou de saída. Num misto de tristeza mas ao mesmo tempo de alegria.

Les Temps qui reste

segunda-feira, julho 24, 2006

Quando se está triste, muito triste, daquelas poucas vezes na vida que parece que não temos ar no peito para respirar ou que nem sequer temos forças para o ir buscar lá ao fundo. Nos dias em que nos sentimos tão mal, vazios, e mesmo sem razão para pormos um pé em frente ao outro, nesses dias não há nada melhor que ver um filme tão ou mais triste que as nossas vidas. Para meio-dia estragado, mas vale estragá-lo todo e esperar que o amanhã venha depressa.

"Le Temps Qui Reste", um excelente filme para fazer pensar no que andamos cá a fazer...

Aviso: acompanhar com lenço(i)s de papel.

: (


Só gostava de saber porque é que, ao fim de tanto tempo, há merdas que ainda me fazem tanta confusão.

Daquelas coisas que sabes que existem, que sabes que estão lá a rondar, a roer, que até imaginas levamente como são, mas que apenas, e só apenas, depois de teres a confirmação confirmadíssima é que o mundo desaba, fica negro, escuro, cheio de nuvens. E aí, choras, tremes, suas, roças o desespero.

Porquê? Porquê? Porquê, merda! Porque é que o ser humano só tende a aprender com os erros???

Arrepiante

Sony vs Canon



Estou a ressacar por não ter máquina fotográfica. Não estou a conseguir guardar e tirar as fotos que tanto desejo. Quero fotografar até à exaustão a minha rua preferida de Amesterdão (haarlemdijk), quero guardar no computador as imagens do Westerpark, entre tantas outras coisas…

E ando indeciso entre uma Canon e uma Sony. Mais pelo preço do que pela qualidade, porque penso que ambas são interessantes. Fui ao Media Markt e quando me preparava para pagar a Ixus 60 perguntei pela garantia. Disseram-me: “1 ano e apenas válida na Holanda”. No dia seguinte fui ao Bijenkorf de Amesterdão, e a Ixus 55 tinha garantia europeia e um ano de garantia.Que confusão!!

Depois ainda dizemos “só no nosso país”. Vamos ver como corre a ida ao BCC num destes próximos dias.

E se...

domingo, julho 23, 2006
E se de repente os teus gostos começassem a mudar um pouco...querem ver que me curei da loirice aguda????

FDS maravilha!!! (2)

sexta-feira, julho 21, 2006
Numa praia holandesa, pois então...







A mascote do Hugo. O puto ficou encantado...

FDS maravilha!!! (1)

Finalmente, algumas fotos do fim-de-semana passado com o amigo Hugo....e muito bem passado!!!





A juventude de aqui (...)não se preocupa com as coisas do mundo

quinta-feira, julho 20, 2006

Excerto de uma entrevista a Francesco Valente, italiano, músico, que vive em Lisboa.

Ver mais em LeCool.com


Uma vez que já estás cá (n.r. Lisboa) há tanto tempo...o que mudou (ou não) na cidade?

Para ser sincero, e não arrogante, acho que as coisas por aqui ainda têm que mudar muito. Estamos longe de outras capitais da Europa onde há outras coisas a acontecer...Também é bonito haver essa margem que dá estímulo às pessoas mas ainda há muito a fazer a nível de mentalidades. Penso que a ida e vinda de estrangeiros ajuda. Nos últimos anos tem havido muitos e trazem sempre alguma coisa...isso é fundamental.

Ainda quanto ao que tem que mudar...
A juventude de aqui, sinceramente, não se preocupa com as coisas do mundo, política e socialmente. Nos primeiros anos, isso para mim foi um choque. Porque vi isso. Não quero dizer que aqui não se fala de política, mas em Itália qualquer manifestação ou reinvindicação de direitos movimenta milhares de pessoas e aqui...uma percentagem muito baixa. Em Itália, há mais centros sociais, cursos de italiano para imigrantes....Aqui conheci um ou dois. Então é isso, tem que crescer, tem que melhorar, além de curtir o futebol e beber "bujecas" tem que haver o outro lado...tem que crescer, senão também não participa mundialmente...A minha crítica é essa. Eu tento fazer alguma coisa. Com a banda principal, Terrakota,por exemplo, já tocámos em manifestações, Festas da Diversidade...

JUMP!!!!!

quarta-feira, julho 19, 2006

Amanhã, quero ver todos no ar!
E quem não salta....


http://www.worldjumpday.org/

dank je, menina azul.

35 graus em Amesterdão

terça-feira, julho 18, 2006
Amanhã os holandeses vão derreter!!!!

Amsterdam Plage

segunda-feira, julho 17, 2006

Desde que o Verão deixou de ser tímido em terras holandesas que os habitantes de Amesterdão dividem o seu fim-de-tarde entre piqueniques e idas às praias urbanas. Os piqueninques são muito loucos. Bebe-se, come-se, joga-se frisbie, ou até mesmo futebol, e fala-se de tudo e mais um pouco enquanto o sol não se põe (o que pode querer dizer, cerca das 23h).

Quanto às praias urbanas, que na maioria não aconselham tomar banho, todos os locais são agradáveis, tornando-se ainda mais a partir da terceira cerveja. Mas, como diz um amigo meu, é estranho a tentativa de aproximação aos latinos no método como dispõem os espaços, o lettering e até mesmo na música.

Será que, no fundo, no fundo. os holandeses gostavam era de serem latinos (pelo menos durante o Verão?). Bem, ao menos uma coisa sabemos, ainda estão a anos luz dos portugueses em matéria de futebol....

Great Weekend!!!

domingo, julho 16, 2006
Está a ser um fim-de-semana tão giro, que escrever mais do que estas linhas era já perder tempo....

Até já!

Bandas com "bagagem"

sexta-feira, julho 14, 2006

Gosto de bandas que são mais que um grupo de amigos que se reúne para tocar porque não têm onde cair mortos…gosto de bandas onde os elementos que as compõem fazem vida para lá dos concertos. Gosto de homens (mulheres também) que sejam multidisciplinares, multifacetados. Gosto de pessoas que tenham os mais variados interesses, que não se cinjam a uma só área da vida.

Em relação à música, gosto de bandas que sejam mais do que só aquilo que se ouve. Gosto muito dos “meus” Massive Attack, não só porque fazem excelente música, mas porque têm vidas paralelas, artísticas e de intervenção social. O mesmo se passa com a nova banda que já aqui mencionei, os TV ON THE RADIO. Os seus elementos para além de fazerem excelente música, pintam, escrevem poesia, realizam filmes ou curtas metragens. E isso depois nota-se na profundidade das letras, e na maneira como transmitem a música. Música com bagagem, poderá assim dizer-se?

E tem um albúm novo “Cookie Mountain” que a crítica aplaude. Embora isso valha o que vale.

Back to basics....

Ás vezes pergunto-me se não sou masoquista ao voltar para Portugal…, mas depois penso que sou mas é um privilegiado…


O salário mínimo nacional (SMN), é o mais baixo dos Quinze e foi já também ultrapassado por dois dos países do mais recente alargamento da União Europeia.

Dos 25 apenas 18 têm um salário mínimo fixado por Lei e, desses, o valor mais baixo corresponde à Letónia, com 129 euros, e o mais alto ao Luxemburgo, com 1.503 euros.

Segundo um estudo comparativo do Eurostat, Portugal, com 432 euros mensais, foi já ultrapassado pela Eslovénia e por Malta, com 512 e 580 euros, respectivamente.

Abaixo de Portugal estão ainda alguns dos mais recentes membros da União, como a Lituânia, a Eslováquia, a Estónia, a República Checa, etc

In Agência Financeira

Lindo!

quinta-feira, julho 13, 2006

E agora uma coisa verdadeiramente bela:

Teardrop (Massive Attack com Liz Fraiser)

(love)love is a verb
Love is a doing word
Feathers on my breath
Gentle impulsion
Shakes me makes me lighter
Feathers on my breath

Teardrop on the fire
Feathers on my breath

In the night of matter
Black flowers blossom
Feathers on my breath
Black flowers blossom
Feathers on my breath

Teardrop on the fire
Feathers on my breath

Water is my eye
Most faithful my love
Feathers on my breath
Teardrop on the fire of a confession
Feathers on my breath
Most faithful my love
Feathers on my breath

Teardrop on the fire
Feathers on my breath

Stumbling a little (x2)

Pinto da Costa: "Vai-te f......"

Mais uma daquelas tiradas que fazem deste gajo uma das pessoas que mais odeio em Portugal:

"Como qualifico o desempenho da Selecção? Acho que mereceu ficar no quarto lugar. No meio de trinta e duas selecções, sinceramente, não mereciam mais, mas acho que foi muito bom", disse o presidente do FC Porto, à margem de uma recepção na Assembleia da República (AR), em Lisboa, por cerca de 60 deputados adeptos do FC Porto".
Pinto da Costa ao jornal Record.

Caso para dizer: "Pinto da Costa vai-te f#$%!!!!!"

O último mês deste blogue

quarta-feira, julho 12, 2006

E pronto! Cinco diazitos em Lisboa, passados na maior parte do tempo no trabalho, ou a pensar no trabalho. Apesar disso no fim-de-semana foi muito divertido e com poucas horas de sono. Pena o resultado da selecção. Mas já foi muito bom. Mas, como estamos habituados às vitórias, queremos mais. E ainda bem. Antes isso que nos contentarmos com as vitórias morais….isso é coisa de perdedor, é coisa de holandês…

Adiante. Vim de férias para a Holanda, porque daqui a exactamente um mês devo estar a regressar à minha Lisboa.

Entretanto, espero aproveitar ao máximo Amesterdão, ir a Berlim, viajar ao Waden Zee, comer muitas das porcarias de cá, decidir se faço a tatuagem ou não, comprar mais uns ténis daqueles que em Portugal acham que vêm directamente do guetto, ver mais uns concertos, fazer mais uns piqueniques, e procurar coisas em segunda mão para a minha futura casa de Lisboa.

Depois é mesmo isso, procurar casa em Lisboa, e começar essa nova etapa…

Ah! E acabar com este blogue, e talvez começar outro em Portugal….ainda não sei.

Em Lisboa

sexta-feira, julho 07, 2006
Já estou em Lisboa. Mas ainda não é de vez. Matei as saudades e uma bela Açorda de Marisco na Trindade. Comecei a comer seriam, mais coisa menos coisa, umas 23.40h. Isto assim, só aqui.

Mas, sinceramente, continuo a achar tudo muito estranho. Habituei-me muito a Amesterdão, e não vai ser fácil desabituar-me....(tenho que pensar na tal edição do jornal Metro, quando sentir aquelas saudades desesperantes....)

Bem, é tempo de curtir Lisboa e o seu céu azul...

Fair Play in Portuguese!!!!!!!!!!!!!!!!!!

quinta-feira, julho 06, 2006

Fuck You, Dutch journalists!!!!


* tradução da legenda: "O Teatro Acabou!!!"


Hoje acordei com a derrota de Portugal na cabeça. Mas a vida não é só futebol e há que andar para a frente e fazer votos de conseguirmos o terceiro lugar no Campeonato. Portugal merece.

Agora, quando fui para o trabalho notei na capa da edição de desporto do Metro. Fiquei furioso. Fiquei ofendido. Fiquei com a sensação que nunca mais na vida irei apoiar os holandeses no futebol. Gostava de saber o porquê disto tudo, o que têm eles contra nós!!!

Já escrevi um mail ao director da tal publicação para que ele publique um pedido de desculpas.

Se entretanto lhe quiserem encher o mail de reclamações, façam-no em inglês para este mail:

redactie@metronieuws.nl

Tenho pena desta atitude dos holandeses. Vou guardar a capa do jornal para me lembrar sempre do que eles nos chamaram, e de apoiar sempre as equipas que jogarem contra a Holanda. Nem que seja a Espanha.

Uma última palavra: Fuck you dutch journalists!!!!!!

Orgulho na Selecção

Grande Mundial que fizemos – e ainda podemos escrever umas linhas na história se conseguirmos o terceiro lugar. Não estava à espera de chegar tão longe. Agora, que venha o Europeu, temos um grupo muito difícil para nos classificarmos, mas temos jogadores à altura deste desafio.


Agora só espero que consigamos o terceiro lugar no sábado.

Tenho orgulho na nossa selecção. Muito.

Viva Portugal

quarta-feira, julho 05, 2006


Faltam pouco mais de 3 horas para o ínicio de jogo da selecção de Portugal contra a congénere gaulesa Os nervos estão à flor da pele. Vou agora para casa colocar a minha camisola da selecção nacional, e depois rumar até à Associação Portuguesa de Amesterdão. E espero sofrer, e gritar com os golos de Portugal...vamos ver. Vai ser muito, mas muito difícil.

Haja fé!

Força rapazes.
Boa Sorte Scolari
Viva Portugal.

foto by REUTERS/Michaela Rehle (GERMANY)

frase do dia

aos nossos amigos franceses:

LIBERTÉ, EGALITÉ ET VANCIFUDÉ!*

*obrigado Ana

Waroom Nederlanders? Waroom?

Why dutch people, why?

This is only a game…you are beeing really awful, and ridiculous. I hope this is not the feeling of all the ducths. Till now I only can understand one thing: dutch sport journalists aren’t professional, and they don’t have fair play. Blame it on van Basten my dears….not on the portuguese!!!


In AD.nl

De Portugezen maken op het WK niet veel vrienden. Ze zuigen, irriteren, maken theater en proberen op die wijze de tegenstander uit de wedstrijd te halen. De Zuid-Europeanen zitten er totaal niet mee. Vanavond spelen ze voor het eerst sinds 1966 in de halve finale: in München tegen het Frankrijk van Zidane. Langs de lijn zal bondscoach Luiz Felipe Scolari zich weer gedragen als een acteur en zullen de spelers zijn voorbeeld volgen.

Frankrijk heeft de afscheidstournee van Zidane. Bij Italië vijlden de spelers het imago van frauderend voetballand bij. Duitsland heeft met enthousiasme en aanvalslust zelfs harten veroverd die met anti-Duits sentiment waren gevuld.

En Portugal, de vierde halvefinalist? Het lijkt er sterk op dat alleen Portugezen blij zijn dat de Portugezen hun hotelkamers nog een paar dagen hebben aangehouden.

Na de veldslag waarin Oranje werd uitgeschakeld, zei Mark van Bommel dat hij er geen moeite mee zou hebben om Figo of Cristiano Ronaldo te blesseren. ,,Dit is een WK.’’ Die opmerking kwam vlak na de wedstrijd vol gele en rode kaarten óók voort uit irritatie over het spel en de houding van de Portugezen.

----

Prognóstico do, talvez, melhor jornal Holandês:

In Vokskrant

Twee keer won Frankrijk in een halve finale van Portugal, maar dat is slechts een flardje statistiek. Een ander flardje is dat Felipe Scolari, bondscoach der Portugezen, nog nooit een WK-wedstrijd heeft verloren.

Prognose: Frankrijk – Portugal 1-0

Waar: München, World Cup Stadium

Wanneer: vandaag, 21.00 uur.

Vooral de wedstrijd tijdens het EK van 1984, toen met Platini en Chalana als aantrekkelijke spelverdelers, sprak tot de verbeelding. De Fransen wonnen met 3-2 en behaalden de Europese titel. Ook tijdens de halve eindstrijd van Euro 2000 was Frankrijk te sterk in een duel met een tumultueuze afloop, waaraan ook de huidige international Nuno Gomes een schorsing overhield.

Frankrijk speelde in de kwartfinale tegen Brazilië zijn beste duel van het toernooi, aan de hand van de ontketende Zidane, en geldt als favoriet. De ploeg heeft een stevige defensie, een middenveld met Zidane en snelle, vaardige aanvallers als Henry en de opvallende dribbelaar Ribéry.

They hate Ronaldo!!

É bom saber que o mundo futebolistico tem medo de nós. É bom ser odiado quando somos bons.
É inveja, verdade.

Vejam este site: http://www.ihateronaldo.com/

Brasil a verde e vermelho


Graças a uma Portuga no Brasil tive conhecimento disto. Não é lindo?!


Brasileiros trocam verde-amarelo pelas cores de Portugal

A eliminação do Brasil da Copa do Mundo 2006 transformou a camisa da seleção de Portugal em um dos itens mais procurados atualmente nas lojas de material esportivo de São Paulo. Em toda a cidade, aos poucos, as cores nacionais são substituídas pelo vermelho e verde de Portugal.

Na loja da Centauro Esportes (uma das maiores redes de material esportivo) no Shopping Ibirapuera, as camisas portuguesas já estão esgotadas. "Depois da derrota do Brasil, Portugal virou uma febre dos torcedores brasileiros. Vendemos todo nosso estoque nos últimos dias. Agora o Brasil é Felipão", disse o vendedor Robson Oliveira.

in
Folha Online
www.folha.com.br

Fuck you frenchy....

Defender William Gallas said France must keep their cool in the World Cup semi-final as he expects opponents Portugal to try to upset his side.

France have six players who are one booking away from a suspension and Gallas warned: "Portugal will try and do everything to destabilise us."

The Chelsea defender claimed Portugal would use "actions and little fouls".

"In this sort of match we must be careful of the Portuguese - they like diving, you can see that."

in bbc

Allez Le Portugal


Quando a Europa inteira nos está a odiar ou a temer....vamos fazer história e ganhar aos franceses, força rapazes! Viva Portugal!!!

Estes holandeses (e franceses , e ingleses...)

Os holandeses na generalidade, e os jornais e comentadores de televisão, em especial, estão a irritar-me!!!! E muito!

Cada vez que vejo um comentário à equipa portuguesa é depreciativo. Nunca se faz elogios. Ainda ontem num dos canais públicos, onde um dos comentadores envergava orgulhosamente a camisola da selecção…italiana. Dizia-se, sem pejo, que a final tem que ser Itália x França, até porque se for Portugal este mundial não terá grande interesse????

Todos no estúdio estava, pela França e continuam a bater na mesma tecla de que Portugal não tem grande equipa e que está nas meias devido às fitas (e não fintas) que os rapazes de Scolari fazem…

Chegaram a passar uma peça a acusar o Scolari de não querer falar com os jornalistas que não falam língua portuguesa.(o que foi meia verdade), mas mostraram de um modo muito negativo.

Há um certo ódio aqui em relação a Portugal.…


Por isso, e por tudo o resto, eu só peço aos rapazes para ir à final em Berlim. Depois logo se vê…
Viva Portugal!!!

Concerto Zero 7

Grande concerto ontem no Melkweg. Zero 7* com uma nova abordagem e mais dependentes da cantora Sia. E sem José Gonzalez em palco (ufff, ainda bem!). Mas foi muito interessante.

Fui ver o concerto sozinho. Ou estou a cair na solidão ou estou a ficar adulto…(brincadeira, as outras pessoas é que não conseguiram bilhetes…)



* concerto sem fotos, porque ao que parece a máquina tem areia, ou o que quer que seja na lente...ai,ai,ai

Semana agitada...

segunda-feira, julho 03, 2006


Esta semana promete:

Terça-feira

Concerto dos “Zero 7” na Melkweg de Amsterdam

Quarta-feira

Futebol: meia-final com a França.

Quinta-feira

Ressaca e viagem para Lisboa no final do dia

sexta-feira

Bairro Alto com os meus brothers

Sábado

Hype@Tejo para ver Massive Attack. Espero não ter que ver nenhum jogo de futebol neste dia.

Domingo

Ver a Final do Campeonato do Mundo. Espero que, com Portugal como um dos intervenientes!

Portugal, Portugal, Portugal....

domingo, julho 02, 2006

Dei uma vista de olhos pela imprensa internacional, espanhola, francesa, inglesa e holandesa, e parece que está a incomodar a muito gente as vitórias de Portugal.

Enquantos os espanhóis falam de uma expulsão forçada e da sorte dos portugueses a contrastar com a oportunidades dos ingleses, os holandeses ontem num programa em directo continuam a não ter resolvido, nas suas cabeças, a eliminatória com Portugal. Ontem um comentador chegou a dizer que a Holanda tinha equipa para passar sem problemas de maior a Inglaterra.

Os Ingleses, esses, estão a chorar, chorar, chorar.

A eles, digo-lhes: esforço, dedicação, humildade, cultura de futebol e grande espírito de sacrifício.Isto é a selecção portuguesa.

Venham os Franceses!!!!

PORTUGAL

Lindo, Lindo. Os homens foram pacientes a jogar, e frios a marcar penaltis. Temos o nosso lugar nas quatro melhores selecções do Mundo. Pena para o Brasil...