De socas nos pés

Dos Países Baixos para o mundo...

Fernando Pessoa

quarta-feira, novembro 30, 2005

Foi à 70 anos que um dos poetas maiores morreu. Deixou-nos muito. O que pode levar uma vida inteira a descobrir.

Fernando António Nogueira Pessoa (13 June 1888 - 30 November 1935) has been called by some the greatest modern author in the history of Portugal.
(13 June 1888 - 30 November 1935)

Volver, de Almodóvar


Se há coisas que me põem bem disposto é saber que o próximo filme de Perdo Almodóvar está quase pronto. Chama-se “Volver” e é passado em Madrid e numa vila da província de La Mancha. No principal papel temos Penélope Cruz (mira que guapa, hombre!).

Depois da obra-prima Todo Sobre Mi Madre, do magnífico Habla Con Ella, e do interessante La Mala Educacion, o que será que Pedro nos irá brindar?

Se querem saber mais visitem o site do realizador espanhol, ou da sua produtora.

Pensamento Surrealista

Agora digam lá, vocês imaginam Cavaco Silva, como Presidente da República, fazer uma coisa destas? O máximo que poderia engendrar era ir dar umas comendas à Rita Ferro (a escritora) e à Margarida Rebelo Pinto, ou, vá lá, umas palmadinhas nas costas do Vasco Graça Moura.Com Cavaco isto nunca aconteceria!

“O poeta Mário Cesariny vai receber hoje na sua casa, em Lisboa, a Grã-Cruz da Ordem da Liberdade, que lhe será entregue pelo Presidente da República, Jorge Sampaio, e o Prémio Vida Literária.” In Diário Digital, 30 Novembro 2005

Finalmente!!!!!

segunda-feira, novembro 28, 2005
Governo manda remover símbolos religiosos das salas de aula

O Governo, através do Ministério da Educação, está a ordenar a retirada de símbolos religiosos, incluindo crucifixos, das salas de aula das escolas públicas, segundo a manchete do (passado) sábado do Diário de Notícias.

A medida teve por base uma uma exposição da Associação República e Laicicidade e tem vindo a ser posta em prática desde Maio, refere o jornal.
De acordo com o DN, a Direcção Regional de Educação do Norte iniciou em Maio o envio de um ofício para as escolas do primeiro ciclo e do secundário que têm símbolos católicos nas salas de aula.

O Ministério garante que não se trata de nenhuma ofensiva contra os católicos e justifica a decisão com o «respeito pela diferença».

O relatório da Associação República e Laicicidade aludia também à existência de celebrações católicas em algumas escolas, contudo, o Ministério ainda não tomou qualquer medida quanto a esses casos. in Diário Digital.

Het Slechte Weer in Nederland

sexta-feira, novembro 25, 2005

Os muitos que aqui passam sabem que eu sou um pedaço louco, e entre outros aspectos isso nota-se, sobretudo, por gostar do tempo que faz aqui na Holanda. Falo do tempo de Inverno ou de Outono, e, vá lá, com esforço também na Primavera. Claro que no Verão, as praias lusas ficam a palpitar na minha cabeça e consigo ouvir o seu chamamento a tantos quilómetros de distância. Mas, no Inverno e Outono adoro isto!

Às vezes dou por mim a tirar a luvas para sentir melhor o frio nas mãos, ou a cheirar o frio gelado que sempre me faz lembrar o Natal. E quando neva pareço uma criança de tão contente que fico.

Ontem tive o meu primeiro treino de futebol com chuva, vento e granizo e, claro, já devem estar à espera: Gostei!

Suar dentro daqueles quilos de roupa e ao mesmo tempo vermos uma névoa de vapor que nos envolve é magnífico.
Para quem, desde puto, tinha o sonho de jogar futebol num clube do Norte da Europa vejo alguns dos meus sonhos de carteira do liceu a tornarem-se realidade. Para além de assustador é, ao mesmo tempo, fantástico!

Afinal, as coisas simples da vida são aquelas que mais prazer nos dão.

p.s. – Claro que este temporal que se abate no território holandês desde ontem à noite é demais. Parece que estamos no meio de um filme realizado pelo Spielberg onde o mundo irá acabar dentro de momentos.

quinta-feira, novembro 24, 2005
Hoje estou com a sensação que é sexta-feira! Detesto quando isto acontece!!!!!

Jeff Buckley


Hoje, no meu iPod: Jeff Buckley, "Grace".

Conhecem?

Jonathan Ive


Please read this interview with Jonathan Ive, the most important designer of our times. He invented the iPod, among other beautiful things.

Entrevista com o designer que criou o iPod, entre outras obras de arte da Apple, Jonathan Ive.

IDFA


Começa hoje o IDFA, International Documentary Festival Amsterdam. Uma boa oportunidade para ver alguns dos melhore documentários que se fazem por esse mundo fora. O grande problema deste festival, como tudo em Amesterdão é arranjar bilhetes. Toda a gente está atenta a estes acontecimentos e a correria aos bilhetes é impressionante.

Para mais informações visitem: http://www.idfa.nl/

Bons filmes.

Sónia Tavares & Rodrigo Leão

quarta-feira, novembro 23, 2005

Deep Blue, L'Inspector e Hapiness cantadas por Sónia Tavares com a direcção de Rodrigo Leão são músicas soberbas! Para ouvir em repeat o dia inteiro!

Beautiful Street in Amsterdam


One of this days i have found this street in Amsterdam, near the Artis Zoo.
I t's really beautiful. I like her very much!

Do something, please!!!


Please, Dutch people, do something to keep your good health system. Do not lay down our arms, our voices. Don't became like other countries in Europe where people are numb and they don't do nothing. Please DO something, for you and for your children!

Portuguese Soul / A nossa Alma

terça-feira, novembro 22, 2005
A Norwegian journalist, Bjorn Vang, who lived in Lisbon for 10 months defined the Portuguese Soul as this:

(…)Maybe you are a little more mysterious (than the Norwegians), in the end you close yourselves. I do not know why, but I think is kind of elegant. I like the idea of each person can keep and protect their secrets. This is not scientific, but in each Portuguese there is some kind of melancholy, a serious way of looking to things, as it seems you are always meditating, and in a philosophic attitude. Most of the time you look sad (…)

Do you agree with this?

Um jornalista norueguês que viveu em Lisboa durante 10 meses definiu a Alma Portuguesa nestas palavras:

(...)Talvez vocês sejam um pouco mais misteriosos, fecham-se mais no fim. Não sei porquê, mas acho elegante. Gosto da ideia de que cada pessoa possa reservar-se e proteger pequenos segredos. Isto não é muito científico, mas em cada português há alguma coisa, uma certa melancolia, um olhar sério, como se estivessem sempre a meditar, uma atitude filosófica. Muitas vezes parecem tristes. Isso deve significar bastante, nomeadamente pela música, não só no fado, mas em alguma música na fronteira do fado. (...)

Concordam?

Se puderem, façam uma visita.

President Lula (Brasil) toy


Foto da Gettyimage, publicada no jornal Público

O artista plástico Raúl Mourão criou esta curiosa peça, em exposição numa galeria no Rio de Janeiro.

“O Presidente não podia aparecer em público, pois uma multidão estava sempre a postos para pedir um autógrafo, tirar fotos ou ao menos tocá-lo”, explicou o artista.

Saramago

segunda-feira, novembro 21, 2005

Já cá canta o novo livro de José Saramago. Mal posso esperar para o começar a ler. Desde que li o Ensaio sobre a Cegueira que nenhum dos últimos livros de Saramago me despertou tanto interesse. Vamos ver, ou melhor, vou ler. Depois conto como foi....

Cavaco Fora de Belém


Já há várias semanas nasceu o blogue Cavaco Fora De Belém. Trata-se de uma acção conjunta de alguns amigos e conhecidos que decidiram criar um blogue contra a candidatura de Cavaco Silva. Faço parte desse lote de pessoas que não se esqueçam dos anos de Cavaco como Primeiro-Ministro.

Somos alguns daqueles que se recusam a ver Portugal a definhar e a ver a memória de Abril ser totalmente apagada da nossa sociedade. Somos daqueles que não querem ficar a ver as coisas acontecerem sem, ao menos, poderem dizer que tentaram.

Um blogue é uma coisa inofensiva, às vezes patética, mas é um dos meios de comunicação mais poderosos do nosso tempo, por isso decidimos lançar e manter este blogue para que Cavaco fique fora de Belém. O site não apoia oficilamente nenhum candidato. Mas cada membro é livre de o fazer noutros espaços.

Assim, espero que façam uma vista em www.cavacoforabelem.blogspot.com. Comentem, critiquem, opinem, e façam qualquer coisa.

Obrigado,
Filipe Gil

Mudar de vida, ir para o Norte

quinta-feira, novembro 17, 2005
Curioso editorial do Público, assinado por José Manuel Fernandes, a 15 de Novembro de 2005

M. acaba de doutorar-se numa prestigiada universidade inglesa. Na sua mesa tem propostas de trabalho de instituições inglesas, francesas e norte-americanas.

Escolhe ir para o outro lado do Atlântico, apesar de ficar mais longe do país onde nasceu e que lhe pagou os estudos, Portugal. Mas de cá não lhe chegou nenhuma proposta, nem qualquer esperança de futuro.

H., um jornalista americano, conta que esteve em Roma e não podia ter apreciado mais a amenidade do clima, a beleza dos espaços urbanos e a qualidade dos restaurantes. Como deve ser agradável viver nesta cidade, pensou, estranhando ver nas ruas menos jovens
do que esperaria. Perguntou a um velho conhecido, romano de toda vida, e a resposta veio rápida: os jovens não têm oportunidades em Roma. Em Itália, só mais a norte. Ou então fora de Itália.

F. ensina numa universidade da Noruega, país que possui um dos mais elevados rendimentos per capita do mundo. O marido não é licenciado e tem um emprego
banal, mas também bem pago. Este ano estiveram de férias num país do Sul e, apesar do seu poder de compra, viajavam com mochilas, utilizaram os transportes
públicos mas não deixaram de visitar museus ou de percorrer a pé montes e
vales que os portugueses mal conhecem.


Estas três histórias dão-nos sinais sobre os caminhos que percorremos. Nenhuma delas
tem como protagonistas imigrantes africanos à procura de melhor fortuna na Europa, mas todas mostram que há mais esperança no futuro, e também mais confiança
no presente, conforme nos deslocamos para norte e/ou para o mundo anglo-saxónico. Porque lá há mais oportunidades, mais eficiência económica e, por vezes, também mais equidade social. Mesmo que falte sol e a delícia de viver entre ruínas de um passado grandioso.

O contraponto destas histórias são os dilemas hoje vividos em França, onde se tornou necessário prolongar por três meses o estado de emergência, com a correspondente limitação das liberdades públicas, as dores de parto do novo Governo alemão ou a dificuldade com que em Portugal se procura concretizar reformas reconhecidas como indispensáveis. No conjunto ilustram a pertinência de algumas das observações de André
Sapir no seu mais recente relatório para os ministros das Finanças da União Europeia sobre o futuro do modelo social europeu.

E qual é o ponto central desse relatório? O de que não existe um, mas sim quatro modelos sociais na Europa: o nórdico, o anglo-saxão, o continental e o mediterrânico. Sem entrar em detalhes, a que o PÚBLICO voltará, importa sublinhar que os dois primeiros se destacam pela sua eficiência económica, sendo o nórdico mais equitativo que o anglo-saxão.

Ambos têm sustentabilidade e poder de atracção. Já o modelo continental é equitativo mas não é eficiente e o mediterrânico (o nosso e de Roma…), nem é equitativo,nem eficiente. Um e outro são insustentáveis.

Daí que tenhamos de mudar de vida (e de modelo, com tudo o que isso implica) ou de mudar de país (imigrando, como sempre fizemos, só que agora as portas abrem-se sobretudo para os melhores de nós, o que é ainda mais trágico para os que cá vão ficando). Se acreditarmos que ainda existimos como nação, o melhor seria mudar de vida, razão por que vale a pena olhar para o exemplo daqueles turistas noruegueses. E notar algumas diferenças: no casal, é a mulher a mais qualificada, mas não há preconceitos;
viajam sem luxos, apesar do seu poder de compra; e preferem prazeres simples, sem ostentação. Enfim, outra filosofia de vida – melhor, uma outra cultura, um outro capital social, bem mais valioso do que o petróleo que exploram.

Votar

quarta-feira, novembro 16, 2005
Agora, que estou 80% decidido em quem vou votar para as eleições presidenciais em Janeiro, percebi que tenho que tratar de uma série de papelada para poder votar aqui na Holanda.

Tenho que pedir à minha antiga freguesia de lisboa que troque a morada e que envie essa informação para o Consulado de Roterdão. Tudo isto até dia 22 do presente mês.

Já estou a ouvir a senhora da freguesia a dizer que não pode mandar a informação por fax ou por aquela coisa ainda estranha a alguma parte da administração pública portuguesa que dá pelo nome de email...

Não seria bem mais fácil os consulados estarem, de alguma forma, ligados a uma rede informática portuguesa e confirmarem, pelo meu BI que moro nos Países Baixos??? (Por acaso no BI no local de residência diz Holanda, em vez de Países Baixos - o que acho incrível, porque oficialmente não existe nenhuma país chamado Holanda....).

Seria mais simples se no dia 22 de Janeiro, apresentava o meu BI no Consulado e votava...
Assim, espera-me uma odisseia de telefonemas para a minha antiga freguesia!

E assim vai a vida com as socas nos pés...

Explicação

A pedido de várias famílias, e não foram assim tantas, passo a explicar a foto que está no post anterior.

Trata-se de uma foto feita pela artista holandesa Rineke Dijsktra, que está em exposição no Stedelijk Museum de Amesterdão. Esta foto, tirada em 1994, a um forcado de Vila Franca de Xira faz parte de uma série de 3 fotos que a artista tirou nesse ano em Portugal sobre a mesma temática A curiosidade é que Amesterdão inteira está cheia da foto deste forcado, visto ser esta a imagem escolhida para o poster da exposição.

Apesar de detestar touradas e toda a cultura envolvente, não é todos os dias que damos de caras com um patrício colado nas paredes, muros e árvores de cidade dos canais.

Ou seja, mais uma razão para virem a Amesterdão (e fiz verso!)

fg

Rineke Dijkstra

terça-feira, novembro 15, 2005

Rineke Dijkstra no Stedelijk Museum de Amesterdão. A não perder!

Lisboa distinguida como “melhor cidade anfitriã” pela MTV

O presidente da Câmara Municipal de Lisboa recebe hoje, em representação do município, o Best Host City Award, pela organização do evento MTV Europe Music Awards 2005. A cerimónia acontece às 15h30 no Salão Nobre dos Paços de Concelho e Carmona Rodrigues vai receber a distinção de melhor cidade anfitriã das mãos de um representante da MTV. Segundo Rui Ventura, director de marketing da MTV Portugal, em 12 anos apenas duas outras cidades foram distinguidas com o galardão. “São prémios excepcionais”, explica o responsável, acrescentando que a intenção é premiar Lisboa pela “forma fantástica” como recebeu a organização. In Público, 15 Novembro 2005

As fotos do fim-de-semana prolongado









Compras;jantar;amigos de Breda;Rotterdam; Olafur Eliasson;mais jantares;Amsterdam Stedelijk Museum; Beautiful Sunset in Amsterdam!

Fééééééérias

segunda-feira, novembro 14, 2005
Estou de férias, a gozar o meu último dia antes das férias de Natal. Por isso, não me apetece postar, amanhã recomeço!

Um dos melhores filmes...

sexta-feira, novembro 11, 2005

"La meglio gioventù", sem dúvida um dos melhores filmes que já vi. Entra directamente para o top 5, que é

1. Todo Sobre Mi Madre
2. Eyes Wide Shut
3. Cidade de Deus
4. Dogville
5. La Meglio Gioventú

entre tantos, tantos outros....

Leela James

quinta-feira, novembro 10, 2005

Esta semana a encher o meu iPod de soul...
Muito Bom. Aconselho.

FIlhos da P#$a

É por causa destes lóbis que o meu país está na míseria que está. Será que a União Europeia não nos pode ajudar neste caso, já que parece que ninguém faz nada em Portugal... Boicote às farmácias já!!!!Filhos da P%&a!

Farmácias boicotam distribuição de medicamentos nos supermercados
10.11.2005 - in Público, 10 Novembro

O proprietário da empresa grossista farmacêutica Botelho e Rodrigues suspendeu o fornecimento de medicamentos não sujeitos a receita médica aos hipermercados da Sonae devido a pressões das farmácias, que sentiam estar a perder clientes, escreve hoje o "Diário Económico".
O boicote por parte das farmácias foi denunciado ao jornal de economia por Mário Cajada, responsável da empresa que já forneceu fármacos sem receita médica ao hipermercado Continente de Loures, mas que deixou de o fazer depois de ter sido alvo de pressões por parte das farmácias, que deixaram de lhe comprar medicamentos."Tivemos problemas com as farmácias e algumas deixaram de nos comprar", disse ao jornal o proprietário da empresa. Mário Cajada explica que, como a recusa das farmácias estava a transformar-se num "movimento expansivo" de mais farmácias, a empresa optou por suspender o fornecimento.

Wednesday night at a Bruijn café in Amsterdam


Cartazes de Soares

quarta-feira, novembro 09, 2005



Volto a dizer que ainda não decidi em quem vou votar. Talvez Soares, Alegre ou até mesmo Francisco Louçã. Mas, pelo que parece estes são os primeiros cartazes da pré-campanha. Se falármos em termos de marketing, não estão nada maus.

Goed Morgen, Heren!!!




Ridiculous!



Adidas is to replace its iconic three-stripe design with the number 3 across its product portfolio.

The sportswear brand's three-stripe design was banned by the International Olympic Committee earlier this year, following complaints from rivals that it gave Adidas an unfair advantage over other kit suppliers. Herbert Hainer, the company's chief executive, told senior executives at an internal meeting last week that it plans "to come up with a creative solution using the number 3". This marks the first time Hainer has publicly accepted the IOC's decision. The German firm will be restricted to a 20cm2 space for its logo on Olympic athletes' apparel, in line with limits imposed on other companies. It is unlikely that the '3' design will attempt to circumvent these guidelines, given the close attention the IOC will be paying to Adidas apparel at the Turin Winter Olympics next February. ...

Once mac, you never go back...

terça-feira, novembro 08, 2005

I’m one of the them...

Analyst: 'there are definitely a lot of people joining Apple Mac ecosystem for the first time'
"More than 1 million Windows users bought Mac computers for the first time this year, according to a recent report. PC users are converting to Macintosh computers in growing numbers, thanks in part to the stunning success of the Apple iPod, the New York Post reported Tuesday,"

"'Apple has attracted a much larger audience for its personal computers due to the success of the iPod,' Steve Lidberg, an analyst at Pacific Crest Securities, told the newspaper. 'There are definitely a lot of people who are joining the Mac ecosystem for the first time.' Over the last several quarters, as Apple marketed new and improved iPods, Mac have sales jumped, reaching 48 percent year-over-year growth in the latest quarter," CNN/Money reports

Voltar a ler


Estou a ler este, do Paul Auster, em português e estar a dar-me muito prazer. Já estava a desesperar. Não conseguia ler nada que me prendesse mais de cinco minutos... há mais de 4 meses... já estava a ficar desesperado!

p.s. - Acompanhado pelo "Vienna Concert"de Keith Jarrett, é um serão quase perfeito...
p.s.2 - Estou com uma vontade enorme de re-ler o "Amesterdão", do Ian McEwan. Talvez tente agora na versão original.

Bimbos!!!!

Why, why, why?
Não seria mais gratificante entregar este desperdício de dinheiro a instituições de cariedade, não é esse o verdadeiro espírito de Natal. Estes gajos do Millennium são uns bimbos, e a CML, que vai atrás, também!

Lisboa volta a ter a maior árvore de Natal da Europa

A cidade de Lisboa tem novamente a maior árvore de Natal da Europa. Com 72 metros de altura, o equivalente a um prédio de 23 andares, a estrutura tem mais dez metros que o “pinheiro” do ano passado e vai ser oficialmente inaugurada em 19 de Novembro, permanecendo até a 8 de Janeiro de 2006 na Praça do Comércio.

A árvore de Natal é novamente oferecida pelo grupo Millennium bcp, em parceria com a estação de televisão SIC. Em Varsóvia, na Polónia será inaugurada no mesmo dia, e com as mesmas dimensões, uma “irmã gémea” da árvore lisboeta. Na apresentação do projecto, Paulo Fidalgo, director de comunicação do banco, disse que “90 por cento dos portugueses conhecerama árvore de Natal de 2004 e 800 mil pessoas” visitaram-na pessoalmente.

in Público, 08 Novembro, 2005

Basquiat

segunda-feira, novembro 07, 2005

I like his paintings!

Bruxarias

Acho tanta piada quando alguns jornalistas portugueses, daqueles que pensam saber muito de economia, começam a criticar os exemplos fiscais de outros países, maioritáriamente dos países mais evoluídos. É certo que esta ideia pode ter o seu quê de hilariante, mas, se eu fosse um fiscalista holandês estaria constatemente a rir-me com aquilo que se passa com o sistema fiscal português. Esse sim, uma verdade anedota....


BRUXARIA
“Na Holanda, as despesas com aulas
de bruxaria podem ser abatidas nos
impostos. Nem Louçã conseguiria
imaginar uma medida fiscal mais imatura”.
In Suplemento Dia D, Público, 07 Novembro 2005

Westerpark

domingo, novembro 06, 2005

Um dos locais mais interessantes e bonitos de Amesterdão: Kunstfabriek do Westerpark

Zondag in Westerpark


Domingo (Zondag) com excelente tempo. Céu azul, sol e frio. Fomos ler um pouco para um café na Kunstfabriek (Fábrica de Arte) do Westerpark.

Scheepvaartmuseum...en dat was het....




Visita a uma caravela holandesa, festa Drum and Bass, e uma refeição já sem sentir as pernas...Depois...naar huis!

Tropenmuseum



No Tropen (Trópicos) fomos a uma festa indiana, com música de Bollywood. Nas fotos a Márcia e o Jeremy e aqui o "pintas" no hall do museum

Warme Chocomel...met rum



Pausa para um chocomel com rum, perto do Museum FOAM

Marseille Huis



Sábado


Ontem fui dia da Noite dos Museus de Amsterdão. Muita gente na rua, algum frio, muita festa.

O meu itenerário foi: Casa Marseille, paragem para beber chocolate quente com rum, Artis(zoo) by Night, Tropen Museum e Scheepvartmuseum.

Acompanhado de alguns portugueses (incluíndo este senhor) e alguns holandeses, andamos pela noite numa daquelas experiências que me faz sempre pensar porque não existe nada igual a isto em Lisboa....

Tudo dito!

sábado, novembro 05, 2005
“O prof. Cavaco Silva é um
génio da banalidade.”
JOSÉ SARAMAGO
SIC Notícias, 03-11-05

MTV Holandesa em Lisboa

sexta-feira, novembro 04, 2005




Confesso que ainda não tive tempo para ver os MTV European Music Awards que ontem ocorreram numa das mais bonitas capitais da Europa: Lisboa. Mas durante o fim-de-semana irei ver, concerteza.

No entanto saquei estas fotos do site da mtv holandesa que fez vários programas especiais dedicados a Lisboa.

Fotos da gira e muy estilosa Bárbara pelas ruas da capital portuguesa.