De socas nos pés

Dos Países Baixos para o mundo...

Novidades Apple

terça-feira, fevereiro 28, 2006




O novo iPod Hi-Fi e o novo Mac mini com processadores Intel.

Lá para dia 1 de Abril devem sair mais novidades.

Votar/ To vote



Estou indeciso! Na próxima terça-feira, dia 7 de Março é dia de eleições autárquicas e ou voto SP ou Groen Links? Mas ainda não sei.

No entanto, mandei um e-mail para alguns partidos a pedir o programa, ou parte dele, em inglês, já que os estrangeiros podem votar, no entanto, e até agora (uma semana e meia depois) só o SP me enviou uma resposta. Vantagem para eles!

Anti-Terrorismo


Começou ontem, aqui nos Países Baixos, uma campanha contra o terrorismo.

Pensamentos lentos

Quando o francês Erik Satie compôs o trecho “First Gymnopedie” estaria a nevar? Porque parece perfeito a conjunção entre esta música e a queda, lenta e desregulada de neve. Sobretudo quando o fenómeno é observado de um comboio em andamento lento. Parece que a vida fica em câmara lenta (o que às vezes é bom.)

PP - Portugueses Parvos

segunda-feira, fevereiro 27, 2006
O CDS-PP quer acabar a gratuitidade dos serviços de saúde públicos em Portugal, uma vez que, segundo defendeu o seu presidente, José Ribeiro e Castro, em declarações publicadas na edição desta segunda-feira do Correio da Manhã, «as coisas têm de ser pagas». Descrevendo a gratuitidade consagrada na Constituição, nomeadamente na área da Saúde, como «um mito», Ribeiro e Castro recorda que «as coisas não são gratuitas. Se uma Constituição diz que é gratuito é uma mentira. Aliás, todas as normas que falam em gratuitidade são inconstitucionais pela natureza não gratuita das coisas. Assim, a questão é saber como se paga, quando se paga e quem paga».

Pergunta: e quem não tem dinheiro, morre?

Duas boas notícias para Portugal

1.
“Primeira exposição da artista mexicana em Portugal, a mostra de pintura de Frida Kahlo, no Centro Cultural de Belém, registou uma enorme afluência no primeiro fim-de-semana de exibição. Segundo a edição desta segunda-feira do jornal Público, filas e mais filas de pesssoas acorreram, quer no sábado, quer no domingo, ao CCB, tudo apontando para que as expectativas da instituição, que espera uma assistência a rondar os 50 mil visitantes, sejam rapidamente alcançadas”. In Diário Digital, 27-02-2006
2.
Portugal é o cenário escolhido para o próximo filme do conhecido escritor e realizador norte-americano, Paul Auster. O escritor, que já co-realizou os filmes «Smoke» e «Blue In The Face» e escreveu e dirigiu «Lulu On The Bridge», volta para trás das câmaras e, desta vez, em Lisboa. As filmagens arrancam a 8 de Maio e Sintra é um dos locais referenciados.

Não tudo vai mal, na República de Portugal (esperem só pelo próximo post!!!)

Nieuw plek in A'dam

domingo, fevereiro 26, 2006
Fruto de algo que não me apetece aqui explicar, mostro-vos o meu novo sitio em Amesterdão, assim a "modos"que a seguir o exemplo da Menina Azul

Varanda e escritório:



Cama (muito desarrumada):

Sala:

Sala:

Weekend party

Festa em casa do Martin (de verde), norueguês, habitante de Amesterdão vai para 10 anos:




Festa em casa do Martin, norueguês, habitante de Amesterdão vai para 10 anos:

Os caramelos de Badajoz ( ou Portugal de olhos bem fechados)


São estes os anúncios que são publicados nos jornais diários portugueses, tudo porque existe muita gente a ganhar dinheiro com algo que devia ser abrangido pelo Serviço Nacional de Saúde. Tudo isto é fruto de uma sociedade muito atrasada, ignóbil, demente, digna de Terceiro Mundo. Mas, como qualquer pessoa de esquerda, acredito que o melhor ainda está para vir, se alguém se mexer, claro. Pelo menos para que os nossos filhos tenham uma sociedade mais equilitária nos direitos, e menos machistas socialmente.

Aborto portugues no El Pais




À falta de jornais portugueses aqui em Amesterdão, compro, de vez em quando o El País, especialmente ao Domingo. Uma maneira de ler "quase" na nossa língua. Acompanhados de um bom sumo ou um fresh mint tea, até parece que estou a ler o Público, mas com notícias mais positivas.

Mas, adiante. O meu espanto foi ler um excelente artigo, na não menos excelente EPS, revista de Domingo do El País, sobre casos de aborto em Portugal. Desesperante é como se fica depois de ler o que estas mulheres portuguesas, europeias de segunda, passaram. Só e unicamente porque temos os políticos mais medrosos e merdosos da Europa Ocidental. Principalmente os dos dois principais partidos, que desde 1974 dividem o poder. Algo vai mal na República de Portugal - apetece dizer.

La Bohème

sexta-feira, fevereiro 24, 2006

Talvez porque hoje vejo o Sol pela primeira vez em quase 3 semanas, talvez por ser sexta-feira, talvez porque às vezes tenho saudades do passado que não vivi - das conspirações antes do Maio de 68, das sessões de cinema dos alunos da Sorbonne, dos Gauloises fumados, da vida no meu pequeno apartamento de Montmartre, das noites carregadas de vinho francês, na gloriosa década de 60/70 nas ruas de Paris -, não sei porquê, às vezes dá-me disto.

Hoje deu-me para isto.

Je vous parle d'un temps
Que les moins de vingt ans
Ne peuvent pas connaître
Montmartre en ce temps-là
Accrochait ses lilas
Jusque sous nos fenêtres
Et si l'humble garni
Qui nous servait de nid
Ne payait pas de mine
C'est là qu'on s'est connu
Moi qui criait famine
Et toi qui posais nue

La bohème, la bohème
Ça voulait dire on est heureux
La bohème, la bohème
Nous ne mangions qu'un jour sur deux

FC Portugal de Amesterdao

quinta-feira, fevereiro 23, 2006

Foto oficial do clube de futebol onde jogo: Gold Star/SNA/ FC Portugal de Amesterdão.

Saldos n'A Outra Face da Lua

Caros aluados, ou amigos que estais em Lisboa, é favor aproveitar os saldos destes senhores. Encontram-se sempre coisas muito giras. (Ah! e atenção, eles já não estão no Bairro Alto)

LE COOL A'DAM

quarta-feira, fevereiro 22, 2006

Já disponível online a nova edição da Le Cool Magazine de Amsterdam.
Already online the weekly Amsterdam edition of Le Cool Magazine

Bonito


Sei que nada está ganho, sei que nada é garantido, mas ganhar ao Campeão Europeu está ao nível de poucos. Nem o Chelsea de Mourinho. Vamos ver do que são capazes os rapazes de Koeman. Haja fé (muita). Viva o Benfica!!!

Massive Work

terça-feira, fevereiro 21, 2006
Trabalho de Robert Del Naja (aka 3D).

Tristeza tuga?

Para ilustrar o post anterior:

Fado
door/por Cristina Branco
(J.Slauerhoff - Custódio Castelo)


Ben ik traag omdat ik droef ben,

Alles vergeefsch vind en veil,

Op aarde geen hoogre behoefte ken

Dan wat schaduw onder een zonnezeil?


Of ben ik droef omdat ik traag ben,

Nooit de wijde wereld inga,

Alleen Lisboa van bij de Taag ken

En ook daar voor niemand besta,
Liever doelloos in donkere stegen

Van de armoedige Mouraria loop?

Daar kom ik vele’als mijzelve tegen

Die leven zonder liefde, lust, hoop…

Portuguese version
Será que sou lento por ser triste,

Porque tudo julgo inútil e vão,

E em terras de sol nada mais me assiste

Que uma sombra aquém da imensidão?


Ou será que sou triste por ser lento,

Porque nunca me lanço ao vasto mundo

Só Lisboa junto ao Tejo é meu intento

Onde anónimo como sempre, me afundo


E por isso dou comigo, à deriva

P’las vielas escuras da pobre Mouraria?

Aí encontro muitos como eu, sem via

Os que vivem sem amor, fé, alegria...

Observação feita por holandeses:


Uma amiga holandesa, que conhece bastantes portugueses, diz que quase todos nós temos uma expressão triste na cara. Algo que é muito comum nos portugueses (na opinião dela). Acrescenta ainda que por vezes somos divertidos, brincalhões, mas que no dia-a-dia e quando estamos “normais” temos uma cara fechada e triste.

Concordam?

Rotterdam Museum Nacht

segunda-feira, fevereiro 20, 2006

É já dia 4 de Março. Mais uma noite dos museus de Roterdão. Diferente, mais pequena, mas, se calhar, mais acolhedora que a noite dos museus de Amesterdão. No entanto, não se trata de saber qual a melhor, trata-se, sim, de experimentar as duas.

Já vivi duas noites de museus em Amesterdão, espero viver a segunda em R’dam. É sempre uma excelente experiência

Para mais informações:
http://www.rotterdamsemuseumnacht.nl/

Sugestão: Mizé

sexta-feira, fevereiro 17, 2006

Sugestão: Comprar e ler.

“Mizé”, de Ricardo Adolfo, editado pela D.Quixote.

“Nos subúrbios de Lisboa, Mizé fazia pela vida quando o Palha perdeu a cabeça e a pediu em casamento. Alguns anos e algumas mentiras depois, os projectos clandestinos de Mizé tornam-se públicos. O amor do casal é abalado - racha mas não cede. Movido por um sentimento de culpa recalcado, Palha parte em busca da inocência de Mizé e descobre aquilo que nunca quis ver. Mizé é uma história de ficção vs ficção, em que a verdade não existe mas a mentira também não”.

Boas Leituras.
Bom fim-de-semana!!!

Lisboês


Descobri, ao falar com um colega português, do Norte, que existe um pronúncia de Lisboa do qual poucas vezes, ou nenhuma, me tinha percebido da sua existência. Geralmente são os “outros” que têm pronúncia, não eu, nado e criado em Lx.

Quando comecei a falar ele disse: “Pela pronúncia, nota-se que és de Lisboa”. Percebi que afinal existe um lisboês. Fiquei tão contente!!!! Eu, alfacinha, tenho sotaque. Lindo!!!!


Exemplos de diferenças:

Português correcto /Lisboeta

Treze/Treuze
Coelho/Coalho
Abelha/Abalha
Cais do Sodré/Caisxodré

Eva Green






Eva Green, a próxima Bond-Girl. Pena. Ela tem potencial para muito mais (e não estou a falar só da beleza)!

A TSF anda comigo


A minha mais recente mania é gravar programas da TSF, como o excelente “Pessoal e Intransmissível” e as suculentas crónicas de Fernando Alves, “Sinais”, e ouvi-los, posteriormente, no iPod.

Utilizo o programa iTunes que faz o download grátis dos programas (chamados de podcast), depois passo para o iPod e venho a escutar a rádio no tram ou na bicicleta. É uma sensação muito boa.

Claro que, de tanto ouvir português, já cheguei ao trabalho, virei-me para um colega australiano e disse-lhe, com o meu sotaque lisboeta: “Bom dia, tudo bem?”. Só passados uns segundos desci à terra e percebi que estou no estrangeiro. Mas, como dizia Fernando Pessoa: “A minha língua é a minha pátria”(esteja onde estiver).

Directiva Bolkestein

quinta-feira, fevereiro 16, 2006

Porque é que em Portugal isto passa ao lado de (quase) todos??? Esta "cena" é MUITO IMPORTANTE!!!!

Directiva Bolkestein

Com 215 votos contra e 33 abstenções, o Parlamento Europeu aprovou hoje um conjunto de emendas à Directiva Bolkestein que, não alterando a filosofia do projecto inicial, restringem o seu campo de aplicação em múltiplos domínios. A formidável oposição que franceses e holandeses* exprimiram em referendos à deriva liberal na construção europeia, e a mobilização do movimento dos trabalhadores, colocou a direita na defensiva. O compromisso que esta realizou com os socialistas continua a manter aspectos muito gravosos, nomeadamente para o trabalho autónomo.

O voto contrário da esquerda unitária, dos verdes e de vários deputados socialistas tem, neste contexto, um valor acrescido: o de que a luta pelos direitos sociais continua e que não pode parar até que a versão final que agora a Comissão terá de preparar para o Conselho dos primeiros-ministros regresse de novo ao Parlamento. Uma outra construção europeia é necessária. in site do Bloco de Esquerda (www.bloco.org)

*Lindos!!!!

Lisboa




Se algum dia voltar a viver em Lisboa, quero ter casa aqui (Bairro Alto)!. Detesto Telheiras, Olaias, Alta de Lisboa e esse pedaços que embora com qualidade, não têm alma para viver. Claro que ainda tenho mais três locais de estimação: Avenidas Novas; Campo de Ourique e Princípe Real.


O blogue e o site de Miranda July, a realizadora/ artista e protagonista de “You and Me and Everyone we know”:

http://www.mirandajuly.com

http://meandyou.typepad.com/

Me and You and Everyone we Know


Fui ontem ver o filme: “Me and You and Everyone we Know” e aconselho. É muito, muito interessante. É um filme leve, divertido, mas ao mesmo tempo sério e triste. E tem das cenas mais criativas que alguma vez vi. Não se estranha, mas entranha-se! Muito Bom. Sabia que tinha ganho o prémio de Sundance, que tinha ganho um prémio em Cannes, mas nem conhecia a história, as expectativas eram baixas e saí de lá nas nuvens. Imperdível


)) <>((
Forever!


“Me and You and Everyone We Know is a poetic and penetrating observation of how people struggle to connect with one another in an isolating and contemporary world. Christine Jesperson is a lonely artist and “Eldercab” driver who uses her fantastical artistic visions to draw her aspirations and objects of desire closer to her. Richard Swersey (John Hawkes), a newly single shoe salesman and father of two boys, is prepared for amazing things to happen”. In meandyoumovie.com

O "meu"Porto II

quarta-feira, fevereiro 15, 2006

Quando penso no Porto, é nisto que penso:











“Roubei” estas excelentes fotos deste site: http://cidadesurpreendente.blogspot.com
Sendo as fotos da autoria de Carlos Romão, tb autor do site e que desde já aconselho a visitar.

O “meu” Porto I


Em primeiro lugar tenho que aqui sublinhar que sou alfacinha, quase de gema, e amo muito a minha cidade. Sinto-me sempre em casa quando lá estou, e parece que, ao longo destes anos, ela fala comigo e eu falo com ela.Apesar de ter uma relação parecida com Amesterdão e até mesmo com Barcelona, não à intimidade que tenho com a "cidade branca".

No entanto queria aqui falar da Inbicta, da cidade do Porto. Pois,tenho um encanto especial pelo Porto. Pode dizer-se que é uma relação amor/ódio.

Ir lá "em cima" é como sentir-me no estrangeiro mas em casa. Acho as pessoas diferentes, com uma atitude diferente daquela que há em Lisboa – e isso é bom. Acho-as mais conservadoras e por vezes, honestamente, ainda me faz confusão o sistema feudal que ainda existe na cidade, e nas cidades circundantes.


Para mim os portuenses menos liberais (no sentido de abertura de pensamento). Mas, por outro lado, consigo encontrar coisas que já desaparecem em Lisboa. A simpatia de alguns, certas lojas e cafés que se mantiveram no tempo, o atendimento personalizado, a comida, meu Deus, a comida; O meu reino por uma Francesinha!!!. E tantas outras coisas...

O Porto é um misto de decadência vanguardista. No mesmo local onde muita gente parece ainda não ter saído dos anos oitenta (quer monetariamente, quer a nível de pensamento), encontram-se os melhores arquitectos, escritores, artistas, músicos e letristas do país. É uma cidade que junta o muito rico com o muito pobre. É uma cidade viva, um pouco triste, parada para quem vem de fora, fervilhante para quem lá vive e, para os Lisboetas, é sobretudo uma cidade que se estranha e depois se entranha!

É sobretudo uma cidade com muita personalidade. Como Lisboeta, invejo-lhe alguns recantos, mas como português quero que cresça muito (talvez tornar-se em PortuGaia dentro de anos) – não sou em tamanho mas em igualdade de oportunidades para com as pessoas que vivem na capital.

Tenho saudades do Porto. É isso!

MST ganha prémio em Itália com «Equador»


Miguel Sousa Tavares ganha prémio em Itália com «Equador»

O livro «Equador», de Miguel Sousa Tavares, conquistou em Itália o prémio literário «Grinzane Cavour 2006», anunciou hoje a editora, Cavallo di Ferro.

O prémio, instituído em 1982, é considerado um dos quatro mais importantes em Itália, a par dos prémios Strega, Campiello e Viareggio, e o mais prestigiado para a literatura estrangeira publicada no país, afirma a editora em comunicado.

A escolha dos vencedores é decidida por um duplo sistema: a selecção feita pelos críticos (escritores, jornalistas culturais e críticos literários) e o voto popular, constituído por leitores entre os estudantes de italiano de várias instituições nacionais e estrangeiras (Berlim, Bruxelas, Paris, Moscovo, Praga, Estocolmo, Tóquio, Cairo, Buenos Aires e Salamanca).

A editora indica que a atribuição do prémio confirma «a excelente recepção da crítica e do público italiano à obra do escritor português», lançada em Outubro pela Cavallo di Ferro.
O nome de Miguel Sousa Tavares figura agora ao lado de outros escritores agraciados com o Grinzane Cavour, reconhecidos a nível mundial e que em alguns casos receberam posteriormente o prémio Nobel.

Entre os vencedores do prémio italiano em edições anteriores estão Julien Green (1991), Gunter Grass (1992), Czeslaw Milosz (1993), Carlos Fuentes (1994), Bohumil Hrabal (1995), Kenzaburo Oe (1996), Yves Bonnefoy (1997), Jean Starobinski (1998), V.S Naipul (1999), Manuel Vasquez Montalban (2000), Doris Lessing e Toni Morisson (2001), J.M Coetzee (2003), Mário Vargas Llosa (2004) e Anita Desai (2005).
in Diário Digital / Lusa

Art Rotterdam 2006

terça-feira, fevereiro 14, 2006


De 15 a 20 de Fevereiro, no Cruise Terminal de Rotterdam. Vale a pena uma visita.
Aqui fica o link

Novos blogues

Na secção “os mais visitados” entradas do Mouro Tresloucado, do meu amigo José Menezes. Aspirina B com um colectivo de excelência de pensadores portugueses, da esquerda à direita. O Espectro de Vasco Pulido Valente e Constança Cunha e Sá e ainda do blogue de uma portuguesa em Antuérpia: Um Chá…Alstublieft.

Na secção Tugas na Holanda encontrei um blogue de um português(esa) que vive por cá. Chama-se Estação Central, o blogue claro!

Divirtam-se!

E esta, hein?

Site holandês elogia Festas de Lisboa

A Local Festivities, uma organização
holandesa que se dedica à monitorização
de festas populares, considerou que as
Festas de Lisboa, organizadas pela CML
e pela empresa cultural da autarquia, a
EGEAC, estão entre as 50 melhores da
Europa. A estrutura holandesa utiliza
critérios como a alegria, originalidade
e inovação, bem como a competência da
organização e a qualidade de comunicação
com o público. As festas de Lisboa foram
seleccionadas de entre mais de mil festividades,
integrando uma lista que contempla
eventos tão reconhecidos como o Oktoberfest
de Munique, o Carnaval de Veneza ou
as Fallas de Valência. In Público, 14-02-2006

Honrar a camisola!

segunda-feira, fevereiro 13, 2006

Aqui estão os novos equipamentos da selecção portuguesa. Gosto. São simples e bonitos.

Agora só têm de honrar a camisola e, no mínimo, serem campeões do Mundo!!!

Eleições Autárquicas na Holanda




Dia 7 de Março há eleições para as câmaras municipais (gemeente) e para as juntas de freguesia, ou bairros distritais (stadsdeel) na Holanda. Eu já recebi a carta para ir votar. Voto electrónico claro! (Porque aqui não se faz publicidade com pompa e circunstância aos choques tecnológicos, aqui fazem-nos e passam, realmente, do papel para a realidade)

Vou votar no meu bairro preferido de Amesterdão, o Westerpark. E começo a ter uma ideia em qual dos partidos irei votar. Ei-los por ordem de preferência:

GroenLinks (um Bloco de Esquerda com preocupações ambientalistas)
PvDA (Um PS mais à esquerda que o português)
SP (Um Bloco de Esquerda um pouco mais comunista, mas mais interventivo)

(E ainda há os D66, um partido Liberal Social. Sem comparação partidária no espectro português. São socialmente de esquerda, e economicamente de direita. Mas não me parece que vá votar neles….não são carne, nem peixe)

Agora vou dedicar-me a ler, ou a tentar ler, o programa de cada um deles.

Um Ser Maior


Comemora-se hoje, 13 de Fevereiro, o cem anos do aniversário do nascimento de Agostinho da Silva. Um dos grandes pensadores portugueses do século passado. Vale a pena fazer a colecção de DVD’s que o jornal Público vai lançar no próximo domingo.

“Claro que sou
cristão; e outras
coisas, por exemplo
budista, o que é, para
tantos, ser ateísta;
ou, outro exemplo,
pagão. O que, tudo
junto, dá português,
na sua plena forma
brasileira”

PENSAMENTO À SOLTA

Enfim...

sexta-feira, fevereiro 10, 2006
Mais uma razão para não levar a sério os políticos portugueses (ou o definhar do PS ao vivo e em directo)

"Estão bem uns para os outros, os caricaturistas irresponsáveis e os fundamentalista violentos, ambos só podem ser alvo da nossa condenação”. por Vitalino Canas, porta-voz do Partido Socialista, ontem, dia 09 de Fevereiro, num debate na Assembleia da República, em nome da bancada socialista...

...o que é um gajo há-de acrescentar a isto???

Piada (de taberneiro) do dia:


Que bilha, Meus Deus! Que bilha!!!